Redução de calorias pode desacelerar envelhecimento cerebral

O envelhecimento provoca alterações metabólicas nas células do sistema nervoso central e aumenta o dano oxidativo, fatores que comprometem a manutenção da bainha de mielina — camada que protege as fibras nervosas e sustenta a comunicação entre neurônios.

Nesse processo, a microglia, célula imunológica do cérebro, pode permanecer ativada por longos períodos, contribuindo para estados inflamatórios associados ao envelhecimento e a doenças como Alzheimer.

Restrição calórica de décadas mostra efeitos inéditos no envelhecimento neural (Imagem: ART-ur / Shutterstock.com)

Um estudo da Escola de Medicina Chobanian & Avedisian, da Universidade de Boston, indica que reduzir em 30% a ingestão calórica por mais de 20 anos pode retardar sinais de envelhecimento cerebral.

Segundo a autora correspondente Ana Vitantonio, a pesquisa oferece evidências raras em modelos próximos dos humanos de que a restrição calórica protege estruturas cerebrais associadas ao envelhecimento.

Leia mais:

Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais, alerta OMS

Esses “supervegetais” ajudam no combate a várias doenças

Estudo aponta efeitos da restrição calórica no cérebro (Imagem: Marian Weyo/Shutterstock)

Mudanças celulares após décadas de acompanhamento

Iniciado na década de 1980, o estudo acompanhou dois grupos: um com dieta normal e outro com restrição calórica.

Após morte natural dos participantes, os cérebros foram analisados por meio de sequenciamento de RNA de núcleo único, permitindo observar alterações em células individuais.

As amostras do grupo com restrição calórica mostraram melhor saúde metabólica e maior expressão de genes envolvidos na produção e manutenção da mielina.

Efeitos sobre cognição e envelhecimento

Segundo os pesquisadores, intervenções dietéticas prolongadas podem moldar o envelhecimento cerebral. A coautora Tara L. Moore ressalta que essas mudanças podem influenciar aprendizagem e cognição. Os resultados foram publicados na revista Aging Cell.

Redução da ingestão calórica resulta em um cérebro mais resistente ao tempo, segundo novo estudo (Imagem: Yurchanka Siarhei/Shutterstock)

O post Redução de calorias pode desacelerar envelhecimento cerebral apareceu primeiro em Olhar Digital.