Espanha registra o 1° caso de peste suína africana em três décadas

A Espanha confirmou o primeiro caso de peste suína africana em três décadas após dois javalis encontrados mortos na região de Barcelona testarem positivo para o vírus.

A descoberta, anunciada pelo Ministério da Agricultura nesta sexta-feira (28/11), reacende a preocupação com o impacto econômico sobre a indústria de carne suína do país, que é líder na União Europeia e depende fortemente das exportações para a China.

O último registro da doença no território espanhol havia sido em 1994. A confirmação surge justamente em um momento em que o governo busca estreitar relações comerciais com Pequim para ampliar sua fatia no mercado asiático de carne suína.

Leia também

Saúde

Homem é diagnosticado com peste negra na Califórnia após acampar

Saúde

Doenças da Idade Média continuam a circular e fazer vítimas

Mundo

Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média

Mario Sabino

A Covid virou trauma porque foi contaminada pela peste ideológica

Embora uma eventual restrição chinesa pudesse afetar as vendas, o acordo firmado este mês prevê que sanções se limitem à região afetada, reduzindo o risco de um embargo nacional.

O que preocupa o setor suinícola

A Espanha responde por cerca de um quarto da produção de carne suína da União Europeia, superando a Alemanha. O setor, porém, já vinha enfrentando dificuldades diante de uma queda aproximada de 20% nos preços desde julho.

“Não são boas notícias. Existe o risco de embargo contra o maior exportador de carne suína da UE, principalmente na Ásia e na China em particular”, afirmou o analista Jean-Paul Simier, do grupo francês de pesquisa de commodities Cyclope.

Após a confirmação do caso, o Ministério da Agricultura notificou a União Europeia e ativou medidas de emergência na área. A orientação é que granjas reforcem imediatamente os protocolos de biossegurança enquanto equipes trabalham para identificar a origem da infecção.

A peste suína africana não representa risco para humanos, mas é altamente letal para porcos e tem avançado para o oeste europeu nos últimos anos. A Alemanha já sofreu embargos significativos após casos confirmados, e a Croácia tenta controlar surtos recentes.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!