Na quinta-feira (27), o Ministério da Defesa dos Países Baixos confirmou a aquisição de 100 radares de alerta antecipado com capacidade para identificar drones próximos. A compra ocorre após avistamentos sobre áreas sensíveis — entre elas um aeroporto e uma base aérea.
Os equipamentos são fabricados pela empresa holandesa Robin Radar e têm a capacidade técnica de diferenciar drones de aves ou outros objetos em movimento, reduzindo falsos alarmes.
Leia mais:
Amazon é investigada após drone de entregas romper cabo de internet nos EUA
Rússia testa drone nuclear que não pode ser interceptado
Drone gigante da Lockheed Martin dispensa pista para pouso
Entrega e cronograma
Segundo o ministério, as primeiras unidades serão entregues nesta sexta-feira (28). A previsão é que toda a encomenda esteja concluída até 2026. Veículos de apoio aos radares deverão chegar no início do próximo ano.
As autoridades ressaltam que a urgência na aquisição reflete preocupação com a segurança em meio ao aumento de atividades envolvendo drones nos últimos meses, o que pode representar riscos.
Motivo da pressa: recentes incidentes aéreos
A decisão foi influenciada por ocorrências recentes no sul do país. De acordo com a Reuters, na semana passada, no aeroporto de Eindhoven, as operações de tráfego aéreo foram suspensas por várias horas após a detecção de drones. Além disso, forças militares efetuaram disparos contra drones que sobrevoaram uma base aérea próxima. As autoridades, contudo, não divulgaram nada sobre o ocorrido.
O post Holanda adquire 100 radares para detectar drones após recentes avistamentos apareceu primeiro em Olhar Digital.






