Apesar dos descontos terem começado no início desta semana, a Black Friday acontece oficialmente nesta sexta-feira (28). E em menos de dois dias de evento, o Reclame Aqui já soma mais de 8.600 reclamações, conforme levantamento da própria plataforma.
As principais lojas citadas nas queixas são Amazon, Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza, confirmando a dominância do e-commerce nas compras deste ano. Os consumidores também alertaram para golpes feitos com IA.
Reclame Aqui registrou mais de 8.600 reclamações na Black Friday
Entre 12 hrs de quarta-feira (26) até às 6 hrs desta sexta-feira (28), foram mais de 8.600 reclamações no Reclame Aqui. O número caiu em relação ao mesmo período do ano passado, que ficou em 8.800.
A plataforma apontou que, apesar das promoções antecipadas, as compras seguem concentradas nesta sexta-feira, dia oficial da Black Friday. Segundo Edu Neves, cofundador e CEO do Reclame Aqui, muitas pessoas pesquisaram itens ao longo da semana para comprar preços – e outras ainda estão avaliando o que vale a pena adquirir.
Lojas mais citadas são grandes varejistas online
Entre as empresas mais citadas, estão grandes varejistas – em sua maioria, marketplaces e lojas online. Segundo o Reclame Aqui, isso mostra o volume de transações que essas companhias atraem.
Confira o ranking:
Os principais problemas citados nas reclamações foram:
Atraso na entrega: 23,25% das reclamações;
Produto não recebido: 12,68% das reclamações;
Propaganda enganosa: 10,7% das reclamações;
Estorno do valor pago: 6,64% das reclamações;
Cobrança indevida: 4,47% das reclamações.
Confira os produtos mais reclamados:
Estratégias para atrair clientes na Black Friday
De acordo com o levantamento, as empresas que mais atraíram consumidores usaram estratégias de frete grátis (50%); desconto alto no preço do produto (50%), cupons de desconto (35%) e entrega rápida (25%).
No entanto, os clientes também estão em alerta. O Reclame Aqui já identificou 431 reclamações sobre sites falsos durante novembro, até a quarta-feira (26). Os endereços são construídos para parecer verdadeiros e até usam IA para criar uma aparência mais profissional. A maioria é impulsionada por anúncios pagos em redes sociais (principalmente YouTube, Instagram, Facebook e TikTok), geralmente oferecendo promoções-relâmpago de produtos muito desejados.
A plataforma ponta que, na pressa de garantir uma boa oferta, a pessoa clica no link, paga via Pix e, poucos segundos depois, a loja desaparece. Entre os consumidores em busca de ofertas na Black Friday, 42% já viram alguma oferta que parecia golpe feito com IA. Entre os pontos que mais ajudam a identificar os sites falsos, são:
Barato demais para ser verdade (50%);
Loja fake se passando por loja oficial (36%);
Urgência desnecessária para fazer a compra (25%).
O que dizem as empresas?
O Olhar Digital entrou em contato com as empresas citadas: Amazon, Mercado Livre, americanas, Magazine Luiza, Casas Bahia, Granado – Phebo, McDonalds, Natura, Kiko Milano – Cosméticos e Sephora.
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Confira o posicionamento da Americanas:
A Americanas está atuando com celeridade para garantir o solucionamento de cada caso relatado por seus clientes na plataforma Reclame Aqui. A companhia busca oferecer a melhor experiência nesta Black Friday, realizada durante todo o mês de novembro, e reforça o compromisso de garantir uma jornada de compra segura, transparente e satisfatória a seus milhões de clientes em todo Brasil.
Americanas
Confira o posicionamento da Natura:
A Natura informa que reforçou sua operação de atendimento e logística para a Black Friday. Para garantir a melhor experiência de compra a seus clientes, a empresa monitora de perto todas as etapas do pedido, da confirmação à entrega.
Mesmo com alta considerável no número de pedidos nas últimas semanas, o índice de reclamações no Reclame Aqui permaneceu estável, variando apenas 1% em relação à média semestral e mantendo a reputação ‘Ótimo’ da marca no portal.
Os canais digitais e via WhatsApp (11 93036-0000) seguem operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para oferecer suporte e atendimento aos clientes.
Natura
Confira o posicionamento do grupo Magalu:
O Magalu, grupo há quase 70 anos no mercado varejista, reforça seu compromisso com a excelência no atendimento ao cliente. A companhia se destaca com um dos maiores índices de solução em portais como Reclame Aqui, com selo RA1000, Ranking Sindec (PROCONs) e consumidor.gov.br – o que demonstra seu total compromisso com os consumidores. O Magalu mantém índice de solução acima a 80% no Sindec – Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor -, que demonstra excelência no atendimento aos clientes.
Grupo Magalu
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