Todos os nutrientes são muito importantes, mas alguns têm maior impacto na saúde quando estão abaixo do nível ideal no organismo. Conhecido com o rei dos minerais, o magnésio é uma substância que pode ser adquirida pela alimentação e está ligado a processos essenciais para a saúde.
Entre outras coisas, ele é responsável pela regulação do cálcio, produção de energia e o equilíbrio das funções celulares, e sua deficiência pode desencadear sintomas que vão desde cãibras até hipertensão, má circulação e problemas cardíacos. Para ter uma boa quantidade do nutriente no corpo, é essencial que o seu cardápio seja reforçado com alimentos ricos no mineral, e em alguns casos deve-se recorrer à suplementação.
Leia também
Nutri indica 5 alimentos ricos em magnésio: melhoram o sono e o humor
Fruta com muito magnésio é anti-inflamatória e fortalece o cabelo
Suplementos de magnésio ajudam no sono ou previnem cãibras? Entenda
Chá anti-inflamatório rico em magnésio ajuda a prevenir a diabetes
Existem 6 tipos de magnésio, nutriente que age principalmente na regulação do metabolismo
Magnésio, o rei dos minerais
O magnésio está entre os quatro sais minerais mais importantes para nossa saúde. Ele está relacionado ao bom funcionamento dos nervos e dos músculos, desempenhando papel relevante sob a contração e relaxamento muscular. Associado até mesmo à saúde cardiovascular, estudos apontam que o mineral seria capaz de regular o ritmo cardíaco e atuar como fator de prevenção de diversos males.
Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!





