A Holanda foi classificada como o país mais seguro para viajar em 2026. O destino encabeça o ranking anual da seguradora de viagens Berkshire Hathaway Travel Protection (BHTP). Logo abaixo aparecem Austrália e Áustria (confira o ranking completo ao final desta matéria).
A seleção também trouxe surpresas. Os Emirados Árabes Unidos ficaram na 7ª posição, destaque que contrasta com o 18° lugar no ranking anterior. Segundo a BHTP, o trabalho do governo árabe em construir uma reputação de destino seguro está dando resultados.
Por outro lado, a Islândia, líder da lista de países mais seguros para se viajar em 2025, caiu do pódio para a 4ª posição. Outro caso de rebaixamento é o da Noruega, que antes ocupava o 8° lugar e agora despencou para a 23ª posição, saindo do top 15.
Como a pesquisa é feita?
Para desenvolver o ranking, a BHTP calcula as pontuações com base em entrevistas com mais de 1.800 viajantes dos Estados Unidos. O grupo responde questões sobre viagens nos últimos cinco anos, dando notas para fatores como saúde, segurança geral, segurança para mulheres, viajantes LGBTQIA+, viajantes negros e viajantes de variadas origens étnicas.
Esses dados são combinados com índices internacionais, como o Índice Global da Paz (GPI, na sigla em inglês), e bases de dados colaborativas, como a Numbeo, que dá uma perspectiva sobre as condições de vida ao redor do globo, e a GeoSure Global, que proporciona informações geográficas para tornar as viagens mais seguras.
A Holanda se destacou por ser “um lugar que preza pela paz”, segundo a empresa. No GPI, o país está com notas altas, e tem duas de suas cidades, Haia e Eindhoven, figurando entre as 12 melhores das classificadas pela Numbeo.
Antes no top 5, Noruega despencou para a 23° posição do rankingbvi4092/Wikimedia Commons
A seguradora afirma que a abordagem é equilibrada. “Nenhuma pontuação individual desequilibra a balança em favor de um país em detrimento de outro, e cada ponto contribui para a pontuação geral”, informa.
Os organizadores da lista também ressaltam que a pesquisa está associada ao momento específico em que foi produzida. Se um evento importante ocorrer em um país durante a coleta de dados, isso refletirá nos resultados. Caso algo aconteça após o fim do estudo, não influenciará nas classificações.
Realizada desde 2018, edições de anos anteriores trazem exemplos: incêndios florestais devastaram a Austrália pouco depois do país ser considerado um dos cinco mais seguros, e erupções na Islândia geraram uma situação semelhante no passado.
Confira a lista completa:
Holanda
Austrália
Áustria
Islândia
Canadá
Nova Zelândia
Emirados Árabes Unidos
Suíça
Japão
Irlanda
Bélgica
Portugal
França
Reino Unido
Dinamarca
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro





