Rússia bloqueia Roblox por conteúdo extremista e “propaganda LGBT”

A Rússia decidiu bloquear o acesso ao Roblox, uma das maiores plataformas de jogos online do mundo, acusando-a de disseminar conteúdo extremista e promover “propaganda LGBT”.

A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (3) pela Roskomnadzor, órgão regulador de mídia do país, e amplamente divulgada pela imprensa estatal.

O Roblox — que permite aos usuários criar e compartilhar seus próprios mundos virtuais — foi o jogo mobile mais baixado do país em 2023, segundo o jornal russo Vedomosti.

Medida afeta milhões de jovens usuários e reforça tendência de censura a serviços digitais internacionais – Imagem: mitagalihs/Shutterstock

A plataforma, usada por cerca de 100 milhões de pessoas diariamente, tem aproximadamente 40% de seu público composto por menores de 13 anos.

Regulador cita riscos para crianças e acusa exploração sexual

Em comunicado, a Roskomnadzor afirmou que o Roblox se tornou um ambiente “inapropriado” para menores, alegando risco ao “desenvolvimento espiritual e moral das crianças”.

O órgão afirma que usuários jovens seriam expostos a assédio sexual, manipulação para envio de fotos íntimas e coerção para práticas violentas.

A Roblox Corporation, sediada na Califórnia, não respondeu imediatamente aos pedidos de comentário.

Segundo monitoramentos independentes, jogadores russos começaram a relatar dificuldade de acesso ao serviço ainda na manhã desta quarta-feira.

Leia mais:

Plataformas de games e fóruns online sob investigação por radicalização

IA falha na moderação de discurso de ódio online, mostra estudo

Segurança infantil na internet está em debate no mundo. O mercado se movimenta

Autoridade russa aponta “conteúdo depravado” e risco à infância – Imagem: Miguel Lagoa/Shutterstock

Bloqueio se soma a outras restrições digitais no país

O Roblox já foi proibido em países como Catar, Iraque e Turquia por motivos de segurança infantil. Nos EUA, a empresa enfrenta processos nos estados de Texas e Louisiana pelo mesmo motivo.

A decisão russa ocorre em meio a uma onda de restrições a serviços estrangeiros. Na semana passada, o governo afirmou considerar banir o WhatsApp, acusando o aplicativo de falhar na prevenção de crimes.

Organizações de direitos humanos afirmam que o Kremlin busca ampliar o controle sobre o uso da internet no país.

Caso intensifica disputa entre governo russo e plataformas ocidentais, sob justificativa de proteção infantil e combate ao extremismo (Imagem: Alex Photo Stock / Shutterstock.com)

O post Rússia bloqueia Roblox por conteúdo extremista e “propaganda LGBT” apareceu primeiro em Olhar Digital.