A Neuralink, companhia de neurotecnologia de Elon Musk, afirmou que pessoas com seu chip cerebral implantado passaram a controlar braços robóticos unicamente com o pensamento.
A demonstração pública mais recente foi feita por Rocky Stoutenburgh — paraplégico desde 2006 —, que em vídeo se aproxima do braço robótico, o traz até o rosto e o beija, mostrando a precisão do controle mental.
You can control a robot arm with @neuralink ! What could it control next? #Neuralink #BCI #FutureIsNow pic.twitter.com/c117XfYizv
— Rockynohands (@RockyNoHands) November 13, 2025
Leia mais:
Neuralink, de Musk, está de olho nos robôs humanoides; entenda
Do ChatGPT para seu cérebro: a nova e ousada aposta de Sam Altman
Chips cerebrais: China desafia Neuralink, de Musk
Fase clínica ainda em curso
Embora os resultados sejam promissores, a Neuralink deixa claro que o dispositivo continua em ensaios clínicos. Até setembro, a empresa havia implantado o chip em 12 pessoas desde janeiro de 2024. O primeiro caso envolveu um homem com lesão na medula espinhal, cujo implante lhe permitiu jogar videogame e xadrez.
Outros participantes dos testes têm histórico de lesão medular ou Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que afeta progressivamente a capacidade das pessoas de mover os braços, as pernas e o corpo.
(Imagem: kovop / Shutterstock.com)
Planos para o futuro e desafios
A Neuralink foi criada com o objetivo de fazer com que pessoas paralisadas possam utilizar seus dispositivos pessoais para voltar a ter mobilidade, mesmo que seja através de equipamentos acionados pelo pensamento do próprio indivíduo.
A tecnologia desenvolvida pela empresa faz a conexão entre o sistema nervoso da pessoa e um dispositivo conhecido como interface cérebro-computador (ICC), o qual tem a capacidade de interpretar a atividade cerebral do paciente.
Porém, tudo vem sendo feito com muita cautela para que não haja riscos aos usuários.
O post Chip cerebral da Neuralink agora permite mover membros robóticos só com o pensamento apareceu primeiro em Olhar Digital.





