Sonda da Nasa perde contato com a Terra após passar atrás de Marte

Em comunicado, a Nasa afirmou ter perdido o contato com a sonda Mars Atmosphere and Volatile Evolution (MAVEN), espaçonave que orbita Marte desde 2014. O anúncio foi realizado nessa terça-feira (9/12).

Leia também

Ciência

Detalhes marcianos: Nasa divulga fotos inéditas da superfície de Marte

Ciência

New Glenn: entenda viagem do foguete da Blue Origin em direção a Marte

Mundo

Blue Origin lança o foguete New Glenn em missão rumo a Marte

Ciência

Nasa encontra indício mais forte até agora de que Marte teve vida

Tudo aconteceu três dias antes, quando o veículo estava realizando sua órbita habitual e passando atrás do planeta vizinho. No entanto, ao retornar, a agência norte-americana tentou, mas não conseguiu restabelecer contato.

“A sonda MAVEN, em órbita ao redor de Marte, perdeu o sinal de comunicação com as estações terrestres em 6 de dezembro. Os dados de telemetria da MAVEN indicavam que todos os subsistemas estavam funcionando normalmente antes da sonda orbitar atrás do Planeta Vermelho”, aponta a Nasa em comunicado.

A MAVEN é uma das sete sondas orbitais a observar Marte ativamente. Desde que chegou ao Planeta Vermelho em setembro de 2014, o veículo espacial ficou responsável por investigar a atmosfera superior e a ionosfera do local, além de estudar a interação delas com o vento solar.

Nos últimos 11 anos, a espaçonave realizou várias descobertas importantes em relação a Marte, fornecendo dados importantes até para a compreensão da evolução de outros planetas e nosso Sistema Solar. Entre os principais achados estão a revelação de como o planeta saiu de úmido para seco, o mapeamento dos ventos marcianos, a “cauda” magnética invisível de Marte e o novo tipo de aurora de prótons do nosso vizinho planetário.

Além disso, a sonda é essencial para a comunicação entre veículos exploradores da Nasa em Marte e a Terra. Ou seja, com a perda da MAVEN, o trabalho do Curiosity e Perseverance pode ser prejudicado.

De acordo com a agência espacial, equipes de operação estão investigando o que aconteceu em busca de soluções para evitar problemas futuros.