A Tesla deu mais um passo ousado em sua aposta na direção totalmente autônoma. Apenas seis meses após iniciar testes do serviço de robô-taxi em Austin, no Texas, a empresa passou a permitir que seus veículos circulem pela cidade sem monitores humanos de segurança a bordo.
A mudança aproxima a companhia do lançamento de um serviço comercial, prometido por Elon Musk há quase uma década.
O CEO da Tesla há anos afirma que seus carros estariam a uma simples atualização de software da autonomia total. Agora, com veículos rodando vazios em vias públicas, Musk se prepara para enfrentar diretamente a Waymo, da Alphabet, que já opera um serviço de robô-táxi em outras cidades dos EUA.
Testes sem humanos e mais escrutínio
A retirada dos monitores de segurança deve aumentar a atenção sobre os testes em Austin.
Desde junho, a frota experimental da Tesla esteve envolvida em pelo menos sete acidentes, embora poucos detalhes tenham sido divulgados, já que a empresa limita as informações repassadas à Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA).
No fim de semana, vídeos de um Tesla Model Y circulando completamente vazio viralizaram nas redes sociais.
Musk confirmou que a empresa iniciou testes “sem ocupantes”, mas não revelou quando viagens desse tipo serão oferecidas ao público.
Em uma publicação enigmática, a conta oficial da Tesla no X resumiu a estratégia: “Devagar, depois tudo de uma vez”.
Leia mais:
Veja por que a Tesla vem sofrendo com queda em suas vendas na China
Tesla quer levar direção autônoma à Europa, mas enfrenta resistência
Tesla acumula novos acidentes com robô-táxi e coloca dúvidas sobre tecnologia
Ambições, limites e promessas antigas
A Tesla começou a oferecer corridas a influenciadores e clientes selecionados em junho, inicialmente com um funcionário no banco do passageiro, depois no do motorista.
Desde então, expandiu sua área de operação em Austin, embora a frota estimada não passe de 30 veículos. Musk já reduziu metas ambiciosas e agora fala em dobrar esse número.
Enquanto o Texas oferece um ambiente regulatório mais flexível, a Califórnia exige licenças adicionais para operações totalmente autônomas.
Além disso, persiste a incerteza sobre a promessa antiga de Musk de integrar carros particulares à frota de robô-táxi — um plano que esbarra em limitações de hardware e em disputas judiciais ainda em andamento.
O post Tesla começa a testar robôs-táxi sem monitores humanos em Austin apareceu primeiro em Olhar Digital.






