Festival nas Ilhas Cayman celebra histórico de piratas no Caribe

O nome das Ilhas Cayman, um território ultramarino britânico no Caribe com população inferior a 90 mil pessoas, hoje costuma ser associado à evasão de divisas e belas praias. Mas esse verdadeiro paraíso – fiscal e natural – tinha uma fama bem diferente séculos atrás: um refúgio para os piratas, graças à localização estratégica do arquipélago, vizinho a lugares como Cuba, Jamaica e a península de Yucatán, no México.

Atualmente, esse passado é celebrado naquele que é considerado o grande festival nacional das Cayman: a Pirates Week, um evento que acontece ao redor das ilhas durante o mês de novembro. E que, apesar de nome, já dura bem mais do que uma semana – a edição 2025, por exemplo, teve atrações ao longo de 16 dias.

História da Pirates Week

Quando o auge da pirataria passou, esse elemento da identidade local ficou dormente por algum tempo. Até que, em 1977, o então ministro do Turismo das Ilhas Cayman, Jim Bodden, teve uma sacada genial: era hora de resgatar esse passado romântico e aventureiro para atrair visitantes na baixa temporada.

Surgia assim a Pirates Week, que mescla brincadeiras envolvendo a história dos piratas com outros aspectos típicos da cultura local. Passado quase meio século, o festival é um dos momentos mais concorridos para visitar as Cayman, mobilizando as três ilhas habitadas do arquipélago.

Atrações do Festival

O festival acabou se tornando uma maneira de celebrar diferentes elementos da vida nas Cayman. Muitos eventos são temáticos, e incluem encenações como a chegada dos piratas às ilhas, desfiles de fantasias e bonecões infláveis e até um concorrido “julgamento dos piratas” que marca o fim das festividades. Tudo regado a muita cerveja e rum nos pub crawls pelas ilhas.

Continua após a publicidade

Outras atrações, porém, remetem a aspectos distintos da vida caribenha: é tradicional a realização de uma criativa regata em que os velejadores (ou remadores) competem em barcos artesanais feitos de papelão.

As autoridades locais também aproveitam a Pirates Week para realizar os turtle releases, evento de conservação ambiental em que tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção nascidas inicialmente em cativeiro são liberadas para viver no mar.

Por fim, shows de fogos de artifício e drones são uma atração extra incorporada nos últimos anos.

Continua após a publicidade

O grosso das atividades acontece na Grand Cayman, a principal integrante do arquipélago, mas outros eventos ocorrem na Little Cayman e na Cayman Brac. Mais informações no site oficial.

Leia tudo sobre o Caribe

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade