O Threads, aplicativo de conversas da Meta, encerra seu primeiro ano completo com números que o colocam entre os maiores sucessos recentes da empresa.
O app foi o segundo mais baixado da App Store em 2024, atrás apenas do ChatGPT, e já soma cerca de 400 milhões de usuários ativos mensais, sendo 150 milhões diários. O crescimento acelerado, no entanto, ainda depende fortemente do ecossistema da própria Meta.
Crescimento impulsionado pela Meta e busca por identidade
Em entrevista ao The Verge, Connor Hayes, chefe do Threads desde setembro, disse que a estratégia inicial foi usar Instagram e Facebook como vitrines para o novo aplicativo.
Conteúdos do Threads passaram a aparecer de forma destacada nos feeds dessas plataformas, incentivando downloads.
A ideia agora é reduzir essa dependência e fazer com que os usuários abram o Threads espontaneamente.
Para isso, a equipe trabalha em definir melhor a identidade da rede, que Hayes descreve como “o lugar na internet para falar sobre o que está acontecendo no mundo”, com foco em esportes, entretenimento e conversas em tempo real.
Embora o X seja o concorrente mais óbvio, Hayes também cita Reddit e Discord como rivais relevantes na disputa pela atenção e pelas comunidades ativas.
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Criadores, anúncios e controle do algoritmo
Diferentemente de outras plataformas, o Threads ainda não oferece monetização direta para criadores.
A proposta é funcionar como um canal de tráfego para serviços externos, como podcasts no Spotify, além de possíveis parcerias com Substack e Patreon. Anúncios já estão sendo testados em poucos países, mas de forma gradual.
O app também experimenta dar mais controle aos usuários sobre o algoritmo, com recursos que permitem ajustar temporariamente o tipo de conteúdo exibido.
Ao mesmo tempo, o Threads passou a priorizar postagens recentes, geralmente com menos de 24 horas, reforçando a ideia de atualidade — embora notícias ainda não sejam uma prioridade estratégica para a plataforma.
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