Brasileiros sabem comer melhor, mas rotina atrapalha, afirma estudo

Mesmo com o crescimento do interesse por saúde, esporte e qualidade de vida, a alimentação equilibrada ainda não faz parte da rotina da maioria dos brasileiros.

Dados do Check-up de Bem-Estar 2025, levantamento realizado pela Vidalink, mostram que 66% dos entrevistados afirmam que a própria alimentação precisa melhorar, o que evidencia um descompasso entre conhecimento e prática no dia a dia.

Leia também

Saúde

Médicos e nutri explicam por que comer sem culpa neste fim de ano

Claudia Meireles

3 alimentos para comer no café da manhã que ajudam a regular a glicose

Saúde

Só 41% dos brasileiros mantêm exercícios na rotina semanal, diz estudo

Saúde

Dormir tarde nas férias? Veja por que manter a rotina de sono importa

O cenário chama atenção porque, apesar do amplo acesso à informação sobre nutrição e hábitos saudáveis, apenas 21% das pessoas dizem estar satisfeitas com o que consomem regularmente.

Em relação a 2024, esse índice sofreu uma queda de 15 pontos percentuais, indicando que, mesmo com maior conscientização, manter uma alimentação saudável e comer bem tem se tornado um desafio cada vez maior.

Informação existe, mas não vira hábito

O levantamento revela um paradoxo claro: nunca se falou tanto sobre alimentação saudável, mas a rotina moderna tem dificultado a transformação desse conhecimento em comportamento.

Longas jornadas de trabalho, deslocamentos extensos e pouco tempo disponível para o preparo das refeições fazem com que escolhas rápidas ganhem espaço na rotina alimentar.

Como consequência, o consumo de alimentos ultraprocessados e refeições prontas se mantém elevado, mesmo entre pessoas que praticam atividades físicas ou demonstram preocupação com a saúde e o desempenho físico.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.