Sicília: doceria escondida em convento faz “melhor cannoli do mundo”

Escondida em um antigo convento no Centro Histórico de Palermo, na Sicília, uma doceria vende os melhores cannoli do mundo – ao menos, é o que garante quem já passou por lá, descobrindo que há mesmo razão por trás do nome poético do estabelecimento: o lugar se chama I Segreti del Chiostro, literalmente “Os Segredos do Claustro”, e se dedica a reproduzir receitas passadas boca a boca por gerações de freiras.

Criada em 2017, a doceria fica no antigo convento dominicano de Santa Caterina, que hoje foi parcialmente convertida em um museu. E a experiência que ela proporciona é, por si só, um mergulho em um passado que estava ameaçado de desaparecer.

Conheça mais sobre esse lugar e saiba como provar um dos famosos cannoli (ou outros doces) que seguem receitas guardadas a sete chaves dentro dos muros do claustro.

@rob_murgatroyd

If you’re going to Palermo in Sicily, you must add “I segreti del chiostro” to your must-do list! A hidden bakery with a fun history and delicious pastries like “minne di vergine“ and “cannoli”, with recipes passed down through generations of nuns, you truly shouldn’t miss it. Don’t worry, the line goes quickly!!! #italytraveltips #Palermo #palermosicily #italytravel #livinginitaly

♬ original sound – RobMurgatroyd

Confeitaria recupera tradição centenária

Diz a tradição que, em tempos idos, os conventos de Palermo eram famosos pela produção de doces. Vivendo enclausuradas, as freiras se especializavam em sobremesas específicas de acordo com a ordem religiosa que frequentavam, e vendiam essas guloseimas para a população local como forma de sustentar suas atividades.

Continua após a publicidade

Um detalhe que tornava tudo mais especial era o fato de que as receitas eram um grande “segredo” aos olhos de quem via de fora. Sempre de acordo com o que contam os sicilianos, nenhuma das delícias saídas dos conventos tinha um registro escrito de como eram produzidas: em vez disso, freiras mais idosas passavam oralmente para as novas irmãs os caminhos para elaborar os doces tão apreciados em toda a ilha, cuja fama logo se estendeu para o resto da Itália.

Doceria funciona em antigo convento que virou museu de arte sacraI Segreti del Chiostro/Divulgação

Ao longo do século 20, porém, a tradição entrou em declínio. Ir até um convento para adquirir doces sem contato humano (já que as freiras precisavam respeitar o claustro, as interações aconteciam girando uma roda de metal que levava o dinheiro e os doces de um lado a outro) tornou-se um inconveniente, e as docerias “laicas” tomaram conta das ruas de Palermo.

Continua após a publicidade

I Segreti del Chiostro surgiu buscando recuperar essa tradição ameaçada. Em parceria com os conventos que ainda existem na área, o local aberto em 2017 voltou a utilizar receitas que só eram conhecidas das irmãs, o que garante um doce único e muito apreciado por quem passa por lá. Agora, com a vantagem de que é possível comprar diretamente das mãos de outra pessoa.

Como visitar

I Segreti del Chiostro funciona no antigo convento dominicana de Santa Caterina, que fechou como ordem religiosa em 2014, e três anos mais tarde reabriu ao público como um museu de arte sacra. A doceria faz parte de um projeto mais amplo de recuperação das tradições monásticas que tanto marcaram a história da Sicília.

O mosteiro fica na Piazza Bellini, número 1, no Centro Histórico de Palermo. Já o acesso direto à doceria pode ser feito pela Via Discesa dei Giudici, número 33. I Segreti del Chiostro abre todos os dias, das 10h às 18h. Confira outras informações no site oficial.

Continua após a publicidade

Leia tudo sobre a Sicília

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade