5 praias imperdíveis no Rio Grande do Norte

O litoral potiguar tem praias da mais variadas: com recifes de corais, dunas, falésias, rios e piscinas naturais. Há desde opções mais afastadas como Galinhos até as mais badaladas e com maior infraestrutura turística, como a praia da Pipa, ao sul da capital, ou Ponta Negra, a “Copacabana de Natal”.

Com sol quase constante, o estado possui grande parte do ano disponível para praias que, junto aos mares azuis, transformam o litoral do Rio Grande do Norte em uma ótima pedida para botar o pé na areia e explorar a natureza. Veja, abaixo, cinco ótimas opções para aproveitar:

1. Praia de Ponta Negra

Praia de Ponta Negra vista de cima do Morro do Careca (onde ninguém pode pisar)Arteiras Comunicação/Divulgação

É impossível listar as praias do RN sem citar Ponta Negra, na capital do estado. Isso porque ela é um dos principais cartões-postais potiguares, sendo, inclusive, chamada de “Copacabana de Natal”.

Também é mais adequada para quem gosta de movimento: a praia é cercada por hotéis, bares e lojas, e bastante frequentada por turistas. Mesmo em uma badalada área urbana, a água é atrativa e a faixa de areia (que passou por alargamento no último ano) conta com espaço para relaxar. Há relatos de que a engorda trouxe para a areia algas calcárias que têm dificultado o banho de mar e a maré alta tem formado grandes alagados na areia, revelando problemas de drenagem.

2. Praia de Maracajaú

Mergulho nos Parrachos de MaracajaúRio Grande do Norte/Divulgação

Continua após a publicidade

Maracajaú é um dos destinos que ostentam o título de “Caribe Brasileiro”. Não à toa ela é chamada assim, já que as águas são tão claras que é possível ver o fundo de areia e a vida marinha. A 60 km de Natal e com fácil acesso, possui um mar calmo e ideal para mergulho.

O grande destaque desse destino são os Parrachos de Maracajaú, conjuntos de recifes de corais que ficam a 7 km da costa e formam piscinas naturais. Para chegar lá, é necessário se deslocar de lancha e catamarã. Um prato cheio para amantes da natureza.

3. Praia do Marco do Descobrimento

Outro destino, que mistura o passatempo litorâneo com um pouco de história é a Praia do Marco do Descobrimento. O local é referido como o ponto exato da primeira chegada dos portugueses no Brasil.

A praia, que fica quase na divisa de São Miguel do Gostoso – mas pertence ao município de Pedra Grande –, tem uma réplica do Marco do Descobrimento, embora o oficial esteja no Museu Câmara Cascudo, no centro da capital.

Continua após a publicidade

4. Praia de Galinhos

Farol de Galinhos, no Rio Grande do NorteRuy Carvalho/Wikimedia Commons

A praia de Galinhos, a 170 km de Natal, é para quem prefere as areias ao mar: o local é uma península cercada de dunas, com uma pegada mais isolada (ainda que seja muito visitada). O melhor acesso é por barcos ou veículos 4×4.

A vantagem é também ser um local mais calmo. As dunas separam o rio e o lago do local, formando uma paisagem ímpar, sem falar nas piscinas naturais para um banho mais calmo.

5. Praia da Pipa

Praia do Amor, um dos cenários espetaculares da Pipa.Adriana Setti/Arquivo pessoal

Continua após a publicidade

Cercada de falésias coloridas, a Praia da Pipa apresenta um visual mais rústico. Mesmo assim, não perde nem um pouco em encanto: no município de Tibau do Sul, o local possui águas cristalinas e uma faixa de areia bem extensa.

A praia possui boa infraestrutura, com bares, restaurantes e lojas de artesanato. Além disso, também conta com piscinas naturais e, se tiver sorte com a época da visita, pode-se até avistar golfinhos ao longe. Por sinal, a uma caminhada de distância fica a Baía dos Golfinhos, onde as fofuras costumam das as caras.

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade