A Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é um prato cheio para quem tem paixão pelo ecoturismo: considerada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, tem 240 mil hectares e dezenas de cachoeiras e corredeiras catalogadas e distribuídas em cinco municípios. Pode ser até difícil decidir qual delas visitar, principalmente porque nem todas são acessíveis o ano todo ou podem ser perigosas para nado.
O parque, por sorte, já possui um catálogo de trilhas que pode servir de guia para quem quer se aventurar pelas cachoeiras. Mas fica o aviso: embora algumas sejam mais curtas, cujos trajetos duram uma ou duas horas, outras podem durar dias, sendo recomendado o percurso com a ajuda de guia habilitado.
Veja, abaixo, recomendações de quais incluir no itinerário:
1. Saltos do Rio Preto
Cachoeira do Salto do Rio PretoAline Fortuna/Wikimedia Commons
Localizadas a 9 km da entrada do parque, os Saltos do Rio Preto são, na verdade, duas grandes cachoeiras perto da cidade de Cavalcante, e também é um dos principais cartões-postais da reserva.
Os Saltos são compostos por uma queda d’água de 120 m e outra um pouco menor, com 80 m, que também é conhecido como Cachoeira do Garimpão. Apesar do visual quase intocado, ela só pode ser acessada após uma trilha de aproximadamente 10 km, que é classificada de moderada a difícil e exige bom preparo.
2, 3 e 4. Cânion I e II e Cariocas
Cariocas é opção para se banharCristiamara Giordani/Wikimedia Commons
As cachoeiras do Cânion I e II e Cariocas podem ser visitadas por uma trilha de curta duração no parque: embora seja preciso um esforço – já que são 11 km de ida e volta – a tarefa compensa, revelando um conjunto de cachoeiras com uma formação geológica ímpar.
Nos cânions, é possível ver, do alto, as águas passando entre os corredores de pedras e formando as duas enormes piscinas. Já a 1 km dele, fica a Cariocas, onde também é possível tomar banho. Ela é maior horizontalmente, e as três compartilham das águas escuras e reluzentes do Rio Preto.
5. Cachoeira de Santa Bárbara
Cachoeira de Santa BárbaraLaura Serradourada/Wikimedia Commons
A cachoeira de Santa Bárbara é uma das mais impressionantes da Chapada dos Veadeiros: com um paredão circular de 30 metros de rochas e, no meio, uma piscina natural com água azul-turquesa, fala sério!
O acesso é controlado e realizado somente por meio de guias locais por se tratar de um ecossistema frágil. Ela pertence à comunidade quilombola kalunga, que fica no povoado Kalunga Engenho II.
6. Catarata dos Couros
Vista aérea das Cataratas dos CourosAugusto Miranda/MTur/Flickr
A Catarata dos Couros provavelmente é uma das mais imponentes dentre todas da Chapada dos Veadeiros. É parte de um complexo de águas com uma muralha de pedra que se estende horizontalmente, com uma sequência de quatro quedas do Rio dos Couros.
As rochas e os desníveis formam também diferentes piscinas naturais e pontos de observação para relaxar ou realizar registros.
7. Almécegas 1000
Cachoeira Almécegas 1000, Chapada dos Veadeiros, GoiásVinicius Cunha/Wikimedia Commons
Vizinha à anterior, esta cachoeira conta com mais de 100 metros de queda d’água, que também cai em degraus a partir do Rio dos Couros. Após a queda, a água também escorre por pequenos degraus que podem servir como ponto de descanso e se divide em diversas piscinas menores.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






