“O Agente Secreto” fica de fora do WGA Awards

O filme “O Agente Secreto” foi considerado inelegível para o WGA Awards, prêmio concedido anualmente pelo Writers Guild of America (WGA), sindicato dos roteiristas estadunidenses de cinema e televisão.

A produção brasileira aparece na relação de longas-metragens desclassificados para a próxima edição da premiação, marcada para o dia 8 de março.

Além de “O Agente Secreto”, a lista de filmes considerados inelegíveis inclui os títulos “Foi Apenas um Acidente”, “Blue Moon”, “Rental Family”, “Sorry, Baby”, “Valor Sentimental”, “Sirat” e “A Única Saída”.

Longa está na pré-lista do Oscar 2026 (Imagem: Divulgação/CinemaScópio Produções e Vitrine Filmes)

Por que “O Agente Secreto” foi eliminado?

A exclusão de produções nesta fase é um procedimento recorrente do WGA Awards durante o período de pré-indicações;

Isso ocorre porque o sindicato só aceita como classificáveis filmes roteirizados por profissionais que tenham algum tipo de vínculo com a entidade;

A lista oficial dos indicados ao prêmio será divulgada no próximo dia 27;

Apesar da desclassificação no WGA Awards, “O Agente Secreto” integra a pré-lista de indicados ao Oscar, mantendo sua presença no circuito internacional de premiações.

Do que se trata “O Agente Secreto”

Ambientado em Recife, em 1977, o longa acompanha Marcelo, personagem interpretado por Wagner Moura, um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal após anos afastado em busca de tranquilidade. No entanto, ele logo descobre que Recife esconde perigos e segredos inquietantes.

A obra constrói um retrato da sociedade e da política brasileira dos anos 1970, abordando temas, como repressão política, restrição de direitos e o uso da tecnologia como instrumento de controle totalitário.

O elenco do thriller político reúne nomes de destaque do cinema brasileiro, como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Alice Carvalho, Roberto Diogenes e Hermila Guedes, além do ator alemão Udo Kier, que também participou de “Bacurau”. A direção é de Kleber Mendonça Filho, que também assina o roteiro do longa.

Película se passa nos anos 1970 (Imagem: Divulgação/CinemaScópio Produções e Vitrine Filmes)

Leia mais:

5 prompts do Gemini para organizar suas finanças

Como vender no TikTok Shop? Abra sua loja na rede social em 5 passos

Oscar 2026: O Agente Secreto e outros três filmes brasileiros estão na pré-lista da premiação

Reconhecimento internacional

No Festival de Cannes deste ano, “O Agente Secreto” alcançou um resultado histórico. O filme conquistou dois dos principais prêmios do evento: Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho, e Melhor Ator, para Wagner Moura. Além disso, a produção recebeu a Premiação de Cinema de Arte e o prêmio da crítica da FIPRESCI, reforçando sua repercussão internacional.

Maria Fernanda Cândido é outra estrela de peso do longa brasileiro (Imagem: Reprodução/YouTube/Vitrine Filmes)

O Agente Secreto recebe três indicações ao Globo de Ouro 2026

filme O Agente Secreto ampliou seu destaque internacional nesta segunda-feira (8) ao ser confirmado entre os indicados ao Globo de Ouro 2026. A produção dirigida por Kleber Mendonça Filho aparece em duas categorias de longa-metragem — Melhor Filme de Drama e Melhor Filme de Língua Não-Inglesa — e ainda garantiu espaço na disputa por Melhor Ator, com Wagner Moura. A divulgação oficial da lista ocorreu pela manhã, reunindo títulos de diversos países.

Leia a matéria completa aqui

O post “O Agente Secreto” fica de fora do WGA Awards apareceu primeiro em Olhar Digital.