Conforme reportado pelo Olhar Digital, a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, limitou quem pode gerar e editar imagens usando o chatbot Grok, passando a exigir assinatura. A mudança veio depois de uma onda de críticas sobre o uso da ferramenta para criar imagens sexualizadas de pessoas sem consentimento, incluindo mulheres e crianças.
No entanto, de acordo com o The Verge, a limitação não é bem o que parece. Usuários ainda podem usar o recurso de outras formas, mesmo sem pagar a assinatura.
xAI limitou geração de imagens no Grok…
O Grok funciona integrado ao X (antigo Twitter). Depois de uma série de denúncias de que o chatbot estava sendo usado para gerar imagens sexualizadas de mulheres e crianças, incluindo fotos nuas e de biquíni, a xAI passou a limitar parcialmente o acesso aos recursos de edição e geração de imagens.
Agora, quando usuários marcam o Grok em uma publicação e solicitam que ele faça alguma edição, ele responde: “a geração e edição de imagens estão atualmente limitadas a assinantes pagos”, junto com um link para assinatura do plano.
Mas não é bem assim
O site descobriu que a limitação não vale em todos os casos e, na prática, não impede que usuários continuem criando esse tipo de conteúdo. Isso porque a restrição funciona apenas em uma das formas de interagir com o Grok dentro do X: pelas respostas nas publicações. No entanto, não se estende às outras maneiras de usar a IA.
Usuários da versão gratuita ainda podem criar e editar imagens – inclusive conteúdos sexualizados – por outros caminhos disponíveis na plataforma.
O The Verge fez o teste. A geração de imagens no Grok segue acessível por meio do botão “Editar imagem”, presente em fotos exibidas na versão web do X e também no aplicativo móvel. Além disso, o recurso pode ser usado diretamente pelo site próprio do X. Nenhuma dessas opções exige assinatura paga.
Nos experimentos realizados pelo site, a ferramenta atendeu todas as solicitações, incluindo pedidos para criar imagens de Elon Musk nu e de biquíni.
O que dizem Elon Musk e a xAI?
Elon Musk chegou a defender o Grok, dizendo que o problema não é a IA, mas sim a forma como os usuários estão usando;
Com a repercussão negativa, Musk e a xAI afirmaram que podem tomar medidas contra usuários que produzirem conteúdo ilegal com a ferramenta. A estratégia tem sido questionada por especialistas, já que foca em punições posteriores em vez de implementar barreiras técnicas que impeçam a criação desse tipo de material em primeiro lugar;
A medida também é vista como provisória, uma espécie de paywall para barrar o uso, mas sem mudar as diretrizes da IA em si;
O X não respondeu aos pedidos de comentário do site.
O post Restrição em gerar imagens no Grok? Parece que não é bem assim apareceu primeiro em Olhar Digital.





