NASA define data da 1ª evacuação médica da história da Estação Espacial

Após a confirmação de uma “emergência médica” envolvendo um astronauta da missão Crew 11, a NASA decidiu antecipar o retorno da tripulação. Agora, a agência espacial dos Estados Unidos anunciou o cronograma para o procedimento.

Respeitando o protocolo em casos do tipo, o órgão não informou a identidade do astronauta em questão, destacando apenas que houve um problema de ordem médica que não pode ser tratado adequadamente na Estação Espacial Internacional (ISS). Ainda observou que o tripulante está estável.

Tripulantes da missão Crew-11 (Imagem: NASA)

Primeira evacuação médica da história da Estação Espacial Internacional

De acordo com a NASA, os membros da tripulação da Crew-11 poderão retornar à Terra já na próxima quarta-feira (14). A saída da Estação Espacial Internacional está prevista para o início da tarde, no horário de Brasília, com pouso programado para a madrugada da quinta-feira (15).

A agência espacial ainda afirmou que o cumprimento do cronograma divulgado depende das condições climáticas. A equipe da Crew-11 é composta pelos astronautas norte-americanos Michael Fincke e Zena Cardman, além do japonês Kimiya Yui e do cosmonauta russo Oleg Platonov.

Agência espacial dos EUA tomou a decisão por precaução (Imagem: SNEHIT PHOTO/Shutterstock)

Os quatro chegaram à ISS em 2 de agosto de 2025 e retornariam para a Terra no fim de fevereiro deste ano. Ou seja, a antecipação do retorno deles à Terra não traz grandes prejuízos. Ainda mais porque a Crew-12 está programada para ser lançada em poucas semanas.

A Estação Espacial Internacional opera com tripulações humanas ininterruptas desde novembro de 2000. Este é o primeiro caso que exige um retorno antecipado por motivo de saúde, testando os protocolos de emergência médica para voos espaciais de longa duração.

Leia mais

NASA garante que emergência médica na Estação Espacial não muda cronograma da volta à Lua

NASA confirma primeira evacuação médica da história da Estação Espacial

Como é viver na Estação Espacial Internacional?

NASA garantiu que emergência médica na Estação Espacial não muda cronograma da volta à Lua (Imagem: Vadim Sadovski/Shutterstock)

Retorno não prejudica outras missões

A NASA ainda garantiu que o cronograma da aguardada missão Artemis 2, que levará humanos de volta à vizinhança da Lua, não será alterado.

Marcada para uma janela de lançamento que se abre em 5 de fevereiro, essa será á a primeira viagem tripulada da cápsula Orion e a primeira vez em mais de 50 anos que humanos viajarão até a órbita lunar – a última foi a Apollo 17, em 1972.

A bordo, estarão os norte-americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além de Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.

Eles irão passar por uma jornada de aproximadamente dez dias ao redor da Lua.

O post NASA define data da 1ª evacuação médica da história da Estação Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.