O Litoral Norte concentra um patrimônio histórico e cultural que remonta aos primeiros anos da colonização brasileira. Sítios arqueológicos, sambaquis, fortes, igrejas e casarões coloniais ajudam a contar a trajetória da região ao longo dos séculos. Museus e centros culturais complementam esse percurso ao reunir acervos que ampliam o contato com a cultura local.
A possibilidade de conhecer a primeira fortificação brasileira, visitar uma vila inglesa em meio à Mata Atlântica e percorrer rotas de fé ou experiências de Turismo de Base Comunitária traduz o compromisso do Circuito Litoral Norte e de seus cinco municípios com a valorização de um turismo voltado à educação, às tradições, às lendas e aos patrimônios que formam a identidade da região.
A seguir, veja alguns dos principais atrativos de Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba, para incluir na sua próxima viagem rumo ao litoral:
Bertioga
Bertioga se destaca como polo de memória e cultura. O Forte São João, erguido entre 1550 e 1560, é a primeira fortificação oficial do Brasil. Patrimônio nacional e candidato à Lista Indicativa da Unesco, o espaço abriga o Museu João Ramalho e permite ao público caminhar por um local que foi palco de momentos decisivos para a colonização.
Outro ponto de interesse é a Vila de Itatinga, vilarejo de inspiração inglesa construído em 1910 para abrigar trabalhadores de uma das primeiras usinas hidrelétricas do país. Cercada pelos rios Itatinga e Itapanhaú, a vila preserva construções como a antiga farmácia, a escola e cerca de 70 moradias. Recentemente, visitas monitoradas passaram a ser autorizadas, com acesso por barco e por um histórico bondinho em meio à Serra do Mar.
Vila de Itatinga preserva parte importante da história da regiãoDenise Calazans/Reprodução
Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, a devoção religiosa e a preservação da identidade local caminham juntas. Lá, a Rota Santo Antônio é um percurso de fé que leva ao Santuário onde está a relíquia do santo, além do Morro Santo Antônio, de onde se tem vista panorâmica da região. A tradição da subida ao morro é mantida pelos fiéis no dia 13 de cada mês. Já o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) concentra parte importante da memória e da identidade caiçara, com exposições, acervo permanente e ações voltadas à educação patrimonial.
O MACC abriga exposições voltadas à história e à cultura da cidadeHugo Labanca/Reprodução
Ilhabela
Em Ilhabela, o turismo cultural está ligado à valorização do patrimônio, das tradições caiçaras e da memória local. A Fazenda do Engenho reúne história, cultura e natureza em um único espaço, com casarão de arquitetura preservada, o Museu Afro, canoas tradicionais – entre elas a Canoa Vencedora, conhecida por moradores antigos – e o futuro Museu da Cachaça.
O centro histórico concentra alguns dos principais marcos da cidade, como a Igreja Matriz, a Antiga Cadeia e Fórum – hoje Museu Náutico – e o Centro Cultural Waldemar Belisário, que abriga exposições dedicadas à Congada e à trajetória do artista que dá nome ao espaço.
A Fazenda do Engenho é uma local histórico, e foi um ponto importante para a produção açucareiraPaulo Stefani/ Sectur Ilhabela/Divulgação
São Sebastião
São Sebastião reúne espaços que ajudam a compreender a formação do município e a diversidade cultural presente no território. O Sítio Arqueológico de São Francisco conserva ruínas e vestígios de ocupações com cerca de 200 anos, permitindo ao visitante conhecer parte da história da região. Já a Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira, localizada no bairro de Boraceia, na Costa Sul, abriga cerca de 150 famílias e preserva o modo de vida guarani. Durante a visitação, é possível acompanhar danças e rituais, experimentar comidas típicas e realizar trilhas, entre outras atividades.
Durante a visitação, a Aldeia Guarani Rio Silveira oferece atividades ligadas à cultura, à natureza e aos saberes ancestraisPMB/Divulgação
Ubatuba
Ubatuba é conhecida pelas mais de 100 praias, mas também reúne um conjunto expressivo de patrimônios históricos, manifestações culturais e lendas. Entre os patrimônios históricos tombados estão o Sobradão do Porto e a Igreja Matriz, além das ruínas da Lagoinha e do antigo presídio da Ilha Anchieta.
O município preserva ainda manifestações como a Festa de São Pedro Pescador e o Fandango Caiçara, além de lendas como a da Sununga e a do Ouro do Corcovado. O turismo local busca fortalecer o Turismo de Base Comunitária, presente em territórios indígenas, quilombolas e caiçaras, promovendo o contato com comunidades que são ricas em vivências, histórias e costumes.
Construção do século 19, o Sobradão do Porto faz parte da memória urbana de UbatubaCircuito Litoral Norte/Divulgação
Leia tudo sobre o Litoral Norte
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro





