Localizada a poucos metros da belíssima praia de Icaraí, a Ilha da Boa Viagem é um marco histórico da cidade de Niterói. As primeiras construções do local datam de 1650, motivo pelo qual seu conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938.
Após um processo de restauro recente, a ilha reabriu para visitas em 2025 sem a necessidade de agendamento prévio. Conheça mais sobre a história desse ícone niteroiense e saiba o que ver por lá.
Ilha é joia no horizonte de Niterói
A Baía de Guanabara é a porta de entrada e saída marítima do Rio de Janeiro há séculos. No final do século 17, em uma pequena ilha de Niterói foi erguida uma capela dedicada a Nossa Senhora da Boa Viagem, tornando o local um ponto de peregrinação de marinheiros que pediam por proteção para as suas viagens.
Uma publicação compartilhada por Ilha da Boa Viagem Niterói (@ilhadaboaviagemniteroi)
Durante a invasão francesa de 1711, a igreja foi destruída e uma nova foi construída em seu lugar, em 1780. No mesmo período, edifícios militares também foram erguidos ali, a fim de reforçar as defesas da então capital do país.
Na década de 1940, sob o mesmo propósito, o casarão conhecido como “castelo” também foi erguido no local. A vista privilegiada e estratégica se soma ao Forte de Gragoatá e a Fortaleza de Santa Cruz da Barra, visíveis de lá.
A importância histórica dessas construções levaram a um tombamento pelo Iphan, reforçado por uma recente restauração promovida pela prefeitura de Niterói, com investimentos de aproximadamente R$ 5,5 milhões.
Passeio histórico e paisagem exuberante
No filme Minha Mãe é Uma Peça 2, um dos sucessos de bilheteria do comediante Paulo Gustavo, os personagens da família conversam diante da Ilha da Boa Viagem. O cenário aparece como uma forma de homenagem à cidade natal do artista falecido em 2021.
Com a conclusão de um ano e meio de reformas no local em 2023, o equipamento turístico foi entregue completamente restaurado. Devolvendo a homenagem, a cidade integrou a Ilha ao Circuito Turístico Cultural Paulo Gustavo – uma rota que inicia na Praça do Rádio Amador, passando pelo calçadão da praia de Icaraí e o renomado Museu de Arte Contemporânea, conhecido pela arquitetura projetada por Oscar Niemeyer.
Uma publicação compartilhada por Ilha da Boa Viagem Niterói (@ilhadaboaviagemniteroi)
Depois desse trajeto, o visitante é presenteado com o passeio por um pedacinho da história do Brasil diante da beleza da Baía de Guanabara.
Em 2025, a Ilha da Boa Viagem reabriu para visitas sem a necessidade de agendamento. A entrada para a ilhota e sua capela histórica são gratuitas e estão disponíveis de terça a domingo, das 10h às 17h.
As visitas guiadas também são gratuitas (10h, 11h30, 13h e 15h). Interessados devem comparecer ao Centro de Atendimento ao Turista, que fica ao lado da ponte da ilha, 10 minutos antes do horário programado.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






