O que são aquelas cabanas verdes espalhadas por Londres?

Ao passear por Londres, pode acontecer de você se deparar com pequenas cabanas de paredes verdes nas calçadas, com ar vintage e muitas vezes decoradas com flores. Em algumas é possível comprar café, chocolate quente ou então algum sanduíche. Conhecidas como Cabmen’s Shelters, elas existem desde 1875, na era vitoriana.

Naquela época, as cabines foram criadas para servir de abrigo para os taxistas da cidade. Hoje, quem dirige os famosos black cabs  londrinos ainda pode entrar em uma das cabanas verdes para ter alguns momentos de descanso e matar a fome. Os lanches ficam disponíveis para o público geral, mas entrar e sentar continua restrito aos taxistas.

Conheça a história das Cabmen’s Shelters

Para se locomover na Londres vitoriana, em vez dos atuais Ubers ou do metrô, a alternativa eram os táxis, que consistiam em carruagens conduzidas por cavalos. O passageiro sentava dentro da cabine, e o condutor ficava atrás, em um banco elevado, exposto à chuva e ao mau tempo que é a marca de Londres.

A história conta que George Armstrong, um editor de jornais inglês, certa vez teve dificuldades de encontrar um táxi em um dia de chuva. Todos os condutores se refugiavam num pub naquele momento. Foi então que surgiu a ideia das cabmen’s shelters, ou “abrigo de taxistas”.

@letsavvataste

Breakfast at a Cabmen’s Shelter #creatorsearchinsights #breakfast #breakfastsandwich #sandwich #englishbreakfast #fryup #hiddengems #londonfood #foodreview

♬ Summer Vibes – GRLN

Com ajuda de filantropos e do aristocrata Earl de Shaftesbury, Armstrong montou em 1875 um fundo para financiar as cabanas. Assim, os condutores passaram a contar com esse espaço para descansar e forrar o estômago, bem ao lado dos pontos de táxi. As cabanas foram colocadas na rua, junto ao meio-fio, e por isso tinham tamanho diminuto: não poderiam ultrapassar o comprimento equivalente a uma carruagem mais um cavalo.

Continua após a publicidade

De 1875 a 1914, foram construídas 61 Cabmen’s Shelters em Londres. Muitas acabaram destruídas durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais. Hoje, restam 13 na capital londrina.

Como visitar um Cabmen’s Shelter

O público geral só está autorizado a entrar nas cabanas uma vez por ano durante o Open House London Heritage, que costuma acontecer em setembro, mas turistas e moradores costumam frequentá-los para comprar café, chá, chocolate quente e lanches pela janelinha. Vale a visita a uma dessas relíquias na sua próxima ida a Londres.

As 13 Cabmen’s Shelters que restaram na cidade se localizam nos seguintes endereços:

Continua após a publicidade

Chelsea Embankment SW3
Embankment Place WC2
Grosvenor Gardens SW1
Hanover Square, London W1
Kensington Park Road W11
Kensington Road W8
Pont Street SW1
Russell Square WC1
St. George’s Square, Pimlico SW1
Temple Place WC2
Thurloe Place, Kensington SW7
Warwick Avenue, London W9
Wellington Place NW8 (a mais antiga, aberta em 1876)

Leia tudo sobre Londres

Reserve hospedagem em Londres

Continua após a publicidade
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Compartilhe essa matéria via:

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade