Quando a Samsung lançará a linha Galaxy S26? Veja tudo o que sabemos!

A Samsung deve quebrar a tradição de lançamentos antecipados da linha Galaxy S. De acordo com um relatório repercutido pelo site 9to5Google, a empresa adiou novamente o lançamento da linha Galaxy S26. A decisão segue uma mudança de estratégia da marca, inclusive deixando alguns modelos de lado.

Por enquanto, a Samsung deu poucas dicas do que esperar do Galaxy S26, mas vazadores e a imprensa internacional já revelaram novidades nas câmeras, tamanho e nos processadores dos smartphones. Veja o que já sabemos sobre a linha.

Se o adiamento for confirmado, seria o lançamento mais tardio da Samsung em quase 10 anos (Imagem: TK Kurikawa/Shutterstock)

Galaxy S26 foi adiado pela Samsung

A Samsung costuma lançar suas novas linhas de smartphones já no início do ano, após o evento anual que normalmente acontece entre janeiro e fevereiro. No entanto, este ano, o anúncio pode demorar mais.

Segundo o site Dealabs, a marca planeja lançar os Galaxy S26, S26+ e S26 Ultra em 11 de março, após um evento de apresentação agendado para 26 de fevereiro. As datas variam para cada região, mas costumam nortear o lançamento em outros mercados estratégicos, como Estados Unidos, Coreia do Sul e países da Europa.

Se confirmada, essa será a estreia mais tardia da linha Galaxy S em anos. As gerações anteriores chegaram às lojas entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Só o Galaxy S9, em 2018, teve um lançamento comparável, em março.

Empresa trabalha em mudanças na estratégia de lançamento (Imagem: javi_indy / iStock)

Mudanças na estratégia da Samsung

O atraso estaria ligado a mudanças internas na estratégia da Samsung, incluindo revisões no portfólio de modelos e ajustes diante do desempenho comercial de outros lançamentos recentes.

No caso do Galaxy S26, os planos tiveram idas e vindas nos últimos meses. Como lembrou o 9to5Google, em um primeiro momento, a Samsung teria considerado substituir o modelo Plus por um Galaxy S26 Pro e manter um Galaxy S26 Edge como alternativa intermediária.

No entanto, com o desempenho abaixo do esperado do antecessor, o Galaxy S25 Edge, a empresa teria recuado, descartando a versão Pro e retomando a formação mais tradicional: a linha deve ser composta pelo modelo base, Plus e Ultra.

Essa reorganização interna é apontada como um dos fatores que contribuíram para o adiamento.

Galaxy S26 deve ser parecido com o Galaxy S25 (na foto) em termos de design (Imagem: Samsung/Divulgação)

O que já se sabe sobre o Galaxy S26

A Samsung não deu detalhes oficiais sobre o aparelho. Vazadores e imprensa internacional estão reunindo detalhes encontrados aqui e ali.

Em termos de design, não são esperadas mudanças radicais. Vazamentos indicam que o visual do Galaxy S26 deve ser muito semelhante ao do S25, especialmente no modelo padrão. O Galaxy S26 Ultra pode trazer cantos um pouco mais arredondados, mas sem uma reformulação profunda.

As telas, por outro lado, tendem a evoluir. Informações reunidas pelo site Tom’s Guide apontam para a adoção de painéis OLED M14, os mesmos usados em smartphones premium da Apple e do Google, resultando em mais brilho e eficiência.

O modelo base pode crescer para algo em torno de 6,3 polegadas, com brilho máximo próximo de 2.600 nits e taxa de atualização de 120 Hz. O Ultra deve manter a tela de cerca de 6,9 polegadas, com ajustes sutis no peso.

Câmeras: avanços pontuais

No conjunto de câmeras, as mudanças são mais pontuais:

O Galaxy S26 deve manter a câmera principal de 50 megapixels, mas com um sensor maior, capaz de capturar mais luz e melhorar a qualidade das fotos;

Já no Galaxy S26 Ultra, os rumores apontam para possíveis melhorias nas câmeras teleobjetivas, incluindo sensores de maior resolução e novos níveis de zoom óptico.

Desempenho, chips e bateria

No desempenho, a Samsung ainda divide a atenção entre seus chips próprios e os modelos da Qualcomm.

Parte dos vazamentos indica que o Galaxy S26 e o S26 Plus podem usar o Exynos 2600, chip próprio da Samsung;

Já outros dizem que os modelos podem ser equipados com o Snapdragon 8 Elite Gen 5, nova geração da tecnologia da Qualcomm. Mas que essa opção pode ficar restrita a alguns mercados, como Estados Unidos e China;

O Ultra também rendeu rumores contraditórios, podendo alternar entre Exynos e Snapdragon, como já ocorreu em gerações anteriores.

A bateria segue como um dos pontos mais incertos. Rumores indicam que a linha pode ter baterias de silício-carbono, com densidade de energia muito maior do que as versões de íon-lítio. A densidade maior permite que o dispositivo seja menor fisicamente, liberando espaço para outros componentes.

Segundo o vazador IceUniverse, a bateria do Galaxy S26 básico pode chegar a cerca de 4.300 mAh. Já o Ultra, que atualmente tem bateria de 5.000 mAh, poderia chegar a algo entre 6.000 e 7.000 mAh.

Uma melhoria mais consistente parece estar na recarga: o modelo Ultra pode finalmente ultrapassar os 45 W em velocidade de carregamento, chegando a algo próximo de 60 W. Os modelos de entrada devem permanecer em 25 W.

Samsung deve apostar em mais recursos de IA (Imagem: lilgrapher/Shutterstock)

IA e software

Como esperado, a inteligência artificial será um dos pilares da linha. A série Galaxy S26 deve estrear com a One UI 8 e ampliar os recursos do Galaxy AI.

Há indícios de que a Samsung esteja negociando a integração de chatbots de terceiros, além de soluções já conhecidas como Gemini e Bixby, o que pode tornar o ecossistema de IA mais flexível. Segundo a Bloomberg, a marca está perto de um acordo com a Perplexity.

Preço

O preço é outro tópico que chama atenção dos consumidores.

Os valores costumam vazar mais perto da data de lançamento, mas a expectativa é que, com o aumento no custo dos componentes, eles também aumentem. Mas pode ser que a Samsung acabe absorvendo alguns desses custos para se manter competitiva no mercado de smartphones.

Um relatório da publicação sul-coreana FNNews corroborou com a informação de que a linha Galaxy S26 ficará mais cara. O motivo é o aumento nos valores das memória DRAM e NAND, que já afeta a indústria de eletrônicos.

Leia mais:

IA causa escassez de memória, mas fabricantes não aumentam produção

Galaxy AI: o plano da Samsung para colocar IA em 800 milhões de aparelhos

Como o iPhone 17 forçou a Samsung a rever os planos para o Galaxy S26

Então, o que esperar?

Mesmo com a quantidade crescente de vazamentos, ainda há muitas incógnitas sobre o Galaxy S26, desde detalhes finais de hardware até a definição definitiva dos modelos. Tratam-se de rumores e vazamentos, já que a Samsung não divulgou nem confirmou nada.

O adiamento para março indica que a marca está recalibrando sua principal linha de smartphones, apostando em refinamentos graduais, desempenho, IA e câmeras, em vez de mudanças radicais.

O post Quando a Samsung lançará a linha Galaxy S26? Veja tudo o que sabemos! apareceu primeiro em Olhar Digital.