O trio de astronautas da missão Crew-11, da NASA em parceria com a SpaceX, está a caminho da Terra após deixar a Estação Espacial Internacional (ISS) na primeira evacuação de emergência da história do laboratório orbital. O desacoplamento da cápsula Endurance ocorreu às 19h20 (horário de Brasília), desta quarta-feira (14) cerca de 1h30 após o fechamento da escotilha.
Zena Cardman, da NASA, comanda a cápsula da missão Crew-11, enquanto o também astronauta da agência, Mike Fincke, atua como piloto. Os outros dois tripulantes, o japonês Kimiya Yui e o cosmonauta Oleg Platonov, são especialistas da missão.
Permaneceram na ISS os astronautas da Expedição 74: Chris Williams (NASA), Sergey Kud-Sverchkov (Roscosmos) e Sergei Mikaev (Roscosmos). Em algumas semanas, o quarteto da Crew-12 será lançado e o laboratório voltará a ter sua equipe completa.
Evacuação médica de emergência na Estação Espacial
A evacuação deve-se a uma questão de saúde. Segundo a NASA, um astronauta da Crew-11 apresentou sintomas que não podem ser tratados no laboratório orbital.
Respeitando o protocolo em casos do tipo, o órgão não informou a identidade do astronauta em questão, destacando apenas que houve um problema de ordem médica que não pode ser tratado adequadamente. Ainda observou que o tripulante está estável.
A agência espacial ainda afirmou que o cumprimento do cronograma divulgado depende das condições climáticas.
Leia mais:
NASA garante que emergência médica na Estação Espacial não muda cronograma da volta à Lua
NASA confirma primeira evacuação médica da história da Estação Espacial
Como é viver na Estação Espacial Internacional?
Os quatro chegaram à ISS em 2 de agosto de 2025 e retornariam para a Terra no fim de fevereiro deste ano. Ou seja, a antecipação do retorno deles à Terra não traz grandes prejuízos. Ainda mais porque a Crew-12 está programada para ser lançada em poucas semanas.
A Estação Espacial Internacional opera com tripulações humanas ininterruptas desde novembro de 2000. Este é o primeiro caso que exige um retorno antecipado por motivo de saúde, testando os protocolos de emergência médica para voos espaciais de longa duração.
Retorno não prejudica outras missões
A NASA ainda garantiu que o cronograma da aguardada missão Artemis 2, que levará humanos de volta à vizinhança da Lua, não será alterado.
Marcada para uma janela de lançamento que se abre em 5 de fevereiro, essa será á a primeira viagem tripulada da cápsula Orion e a primeira vez em mais de 50 anos que humanos viajarão até a órbita lunar – a última foi a Apollo 17, em 1972.
A bordo, estarão os norte-americanos Reid Wiseman, Victor Glover e Christina Koch, além de Jeremy Hansen, da Agência Espacial Canadense.
Eles irão passar por uma jornada de aproximadamente dez dias ao redor da Lua.
O post Astronautas deixam Estação Espacial em primeira evacuação médica de emergência da história apareceu primeiro em Olhar Digital.



