Não é de hoje que a cidade chinesa de Chongqing vem viralizando na internet. Parte de uma região metropolitana com mais de 20 milhões de habitantes, ela ganhou fama como um dos lugares mais futuristas do planeta, com áreas inteiras divididas “por andares” e até um famoso trem urbano que literalmente atravessa um prédio.
Agora, os novos terminais do aeroporto local também começaram a entrar no radar de quem passa por lá, com um design que faz o viajante se sentir em uma nave espacial. Mais do que a estética, porém, os terminais 3A e 3B (inaugurados em 2017 e em abril deste ano, respectivamente), tentam ser modernos também naquilo que não é óbvio ao olhar, investindo na facilidade logística e na sustentabilidade.
Entenda, a seguir, por que o Aeroporto Internacional Chongqing Jiangbei já vem sendo considerado um rival à altura de outros terminais famosos pelo aspecto futurista espalhados pelo mundo, como o de Singapura ou o de Dubai:
Modernidade chama atenção
Logo de cara, o viajante que passa pelo aeroporto de Chongqing é saudado por um design que parece saído de um filme de ficção científica. Tudo aquilo que o senso comum costuma relacionar à estética de uma nave espacial parece ser encontrado nos corredores, com iluminação e linhas que formam curvas suaves e garantem a otimização do espaço.
At this point do you think I live on Coruscant from Star Wars yet cuz our brand new airport terminal looks a bit too futuristic haha! #chongqing #airport #chinatravel
E não é só perfumaria: visto do céu, o novo terminal tem uma forma que lembra um “X” arredondado. A ideia é tornar os portões praticamente equidistantes entre si, considerando a porta de entrada para a maioria dos passageiros.
Somado às esteiras internas e a um monotrilho inteiramente automatizado entre os terminais, a promessa é que você é capaz de chegar em qualquer porta de embarque em cerca de cinco minutos, a partir do momento em que pisa pela primeira vez nessa parte do aeroporto.
O embarque também é automático: após passar pelos procedimentos de check-in na entrada, o acesso ao avião é desburocratizado e feito com reconhecimento facial.
Viés sustentável rouba a cena
Chongqing vem tentando se tornar um exemplo de captura de carbono em diversas esferas e foi escolhida pelo governo chinês como uma área piloto para redução da sua pegada de poluentes.
O aeroporto também conta com um sistema de reciclagem de gás carbônico, além de gerar a própria energia elétrica através de células fotovoltaicas de última geração: transparentes, elas ficam nos próprios janelões do terminal, absorvendo a chamada “luz invisível” (ultravioleta e infravermelha), e geram cerca de 10% das necessidades energéticas do prédio – um número que deve aumentar nos próximos anos.
Maior aeroporto do oeste chinês
Chongqing é uma metrópole gigantesca, mas bastante isolada em relação às cidades mais famosas do país, localizadas ao longo da costa leste da China. A distância para Pequim, por exemplo, é de mais de 1,7 mil quilômetros. As renovações do aeroporto em Chongqing fazem parte de um plano para que ele se torne o grande hub do interior chinês, convertendo-se no maior do oeste do país até 2030.
Os terminais 3A e 3B são voltados tanto ao transporte internacional quanto às viagens domésticas, com capacidade para receber 50 milhões de passageiros anuais.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






