No final do ano passado, o Congresso Nacional realizou uma mudança sobre a emissão da CNH: para emitir a primeira carteira de habilitação nas categorias A e B, será necessário realizar um exame toxicológico.
Com isso, os futuros condutores precisam testar negativo para um teste de drogas que mostra a presença das substâncias usadas nos últimos meses. A seguir, veja quais químicos recreativos aparecem nessa testagem e como ela funciona.
Como funciona o exame toxicológico para tirar CNH?
O profissional de saúde recolhe algumas amostras do corpo do futuro condutor, mais especificamente de unhas, cabelo ou pelos do corpo. Nisso, as amostras são guardadas e enviadas para teste em um laboratório.
O resultado aponta para o uso de substâncias ilícitas e controladas cujo uso tenha ocorrido em, no mínimo, 90 dias antes do teste e, no máximo, há 180 dias. Então, uma vez que o resultado está pronto, é emitido um laudo e baseado nele haverá ou não a permissão do Detran para emitir a CNH.
Leia mais:
10 coisas para saber sobre CNH Social: a carteira de habilitação gratuita
É possível burlar o exame toxicológico da CNH?
Tipos de CNH: o que cada letra da carteira de habilitação brasileira significa?
Quais drogas testam positivo neste exame?
O exame não foca em detectar o nível de concentração da droga no organismo, mas informa se ela está presente ou não. Em outras palavras, mesmo que você tenha consumido uma substância há muito tempo e em pouca quantidade, ela ainda pode ser identificada no seu organismo, visto que as amostras coletadas (pelos e unhas) demonstram uma confiabilidade biológica superior a exames de sangue e urina.
Abaixo, confira um quadro de substâncias que, se encontrados no organismo, reprovarão a emissão da CNH.
A cocaína segue como a droga mais frequentemente encontrada nesses exames e isso ocorre porque, mesmo após o efeito da substância passar, sua forma de metabolização no organismo gera “fragmentos” que permanecem armazenados nas unhas e cabelos por muito tempo.
Não são detectados no exame e, mesmo que fossem, atualmente, não reprovam.
Apenas os que são da classe de Opiáceos/Opioides ou que se configuram como estimulantes iguais ou próximos das Anfetaminas. Antidepressivos, analgésicos, antibióticos, antitérmicos e outros não são detectáveis (e mesmo se fossem, não reprovariam). Apesar disso, é aconselhado informar ao laboratório e ao Detran se você faz uso de qualquer medicamento controlado e entregar uma cópia da receita.
Não, pois amostras de unhas também são coletadas, assim como pelos do corpo.
Não, de forma alguma.
O post Quais drogas dão positivo no exame toxicológico da CNH? Entenda como ele funciona apareceu primeiro em Olhar Digital.


