‘Roubar não é inovar’: mais de 800 artistas assinam carta contra empresas de IA

Mais de 800 artistas, entre eles as atrizes Scarlett Johansson e Cate Blanchett, assinaram uma carta aberta na qual acusam empresas de inteligência artificial (IA) de “roubo”. O movimento, chamado Stealing Isn’t Innovation(“roubar não é inovação”, em tradução livre), critica o uso de trabalhos protegidos por direitos autorais para treinar modelos de IA sem permissão ou pagamento.

A iniciativa é organizada pela Human Artistry Campaign e tem o apoio de grupos como o sindicato de atores SAG-AFTRA. Os artistas pedem que as empresas de tecnologia parem de usar conteúdos da internet sem autorização e passem a fazer acordos de licenciamento e parcerias éticas com quem produz as obras usadas nos treinamentos.

Grupo de artistas defende que treinar IA com obras de terceiros exige permissão e pagamento

A campanha começou nesta quinta-feira (22) com anúncios no jornal New York Times e o apoio de nomes como a banda R.E.M. e o roteirista Vince Gilligan (Pluribus e Breaking Bad). O texto afirma que a produção criativa gera empregos e lucros, mas tem sido usada por empresas ricas para criar plataformas de IA sem respeitar as leis de direitos autorais.

Carta assinada por artistas é de um movimento que movimento que critica o uso de trabalhos protegidos por direitos autorais para treinar modelos de IA sem permissão ou pagamento (Imagem: Pedro Spadoni via DALL-E/Olhar Digital)

As ferramentas de IA aprendem padrões ao consumirem grandes quantidades de dados da internet, como textos, fotos e músicas. Um caso marcante foi o de Scarlett Johansson, que em 2024 ficou indignada quando a OpenAI usou uma voz muito parecida com a dela num assistente virtual. O episódio forçou a empresa a retirar a voz do ar.

Atualmente, existem cerca de 60 processos judiciais nos EUA e outros na Europa sobre esse tema. Enquanto as empresas de tecnologia dizem que usar dados públicos é permitido por lei, os artistas afirmam que o modelo atual é injusto. Eles citam que parcerias já existem, como acordos da OpenAI com a Disney e o jornal The Guardian.

O post ‘Roubar não é inovar’: mais de 800 artistas assinam carta contra empresas de IA apareceu primeiro em Olhar Digital.