Siri deve ficar mais parecida com o ChatGPT já neste ano

A Apple prepara uma das maiores mudanças já feitas na Siri desde o lançamento da assistente. Segundo informações do jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a empresa trabalha em uma reformulação profunda que transformará a Siri em um chatbot de inteligência artificial integrado ao iPhone, ao iPad e ao Mac.

A nova versão deve estrear ainda em 2026 e substituir a interface atual. A proposta é permitir interações mais naturais e contínuas, tanto por voz quanto por texto, em um formato semelhante ao de chatbots de IA já populares no mercado, como ChatGPT e Gemini.

Expectativa é que a Siri fique mais natural e inteligente (Imagem: PixieMe/Shutterstock)

Siri ganha interface de chatbot

Diferentemente do funcionamento atual, a Siri passará a operar como um chatbot completo, com uma interface unificada para comandos escritos e falados. A mudança representa um reposicionamento da assistente dentro do ecossistema da Apple, que agora ficará mais parecida com um chatbot tradicional.

De acordo com a Bloomberg, essa reformulação vem separadamente das outras melhorias de IA prometidas para a Siri, que devem chegar nos próximos meses.

Siri ‘completona’ seguirá usando o Gemini (Imagem: Thrive Studios ID/Shutterstock)

Siri continuará usando Gemini

A Siri reformulada continuará utilizando o Gemini, fruto da parceria entre Apple e Google anunciada há poucos dias. O Olhar Digital deu os detalhes de como vai funcionar esta união aqui;

No entanto, segundo Gurman, a ‘Siri chatbot’ em desenvolvimento terá capacidades significativamente mais avançadas do que os recursos de personalização previstos anteriormente com o Gemini;

Internamente, o projeto é conhecido pelo codinome “Campos” e é considerado um salto ambicioso na estratégia de IA da Apple.

Lançamento deve acontecer só no segundo semestre (Imagem: kovop/Shutterstock)

Anúncio e cronograma de lançamento

A expectativa é que a Apple apresente oficialmente a nova Siri durante a Conferência Mundial de Desenvolvedores (WWDC), em junho. O lançamento público, por sua vez, estaria programado para setembro, junto com as próximas versões dos sistemas operacionais da empresa.

Leia mais:

Apple pode lançar ‘pin’ do tamanho de AirTag com câmeras e Siri turbinada

Apple fecha 2025 como a maior fabricante de celulares do mundo

5 coisas para pensar antes de comprar um iPhone 17

A reformulação da assistente deve ser o principal destaque do iOS 27, iPadOS 27 e macOS 27. O colunista escreveu que as demais novidades desses sistemas devem ter foco maior em estabilidade e ajustes incrementais, deixando a IA no centro das atenções desta geração de software da Apple.

O post Siri deve ficar mais parecida com o ChatGPT já neste ano apareceu primeiro em Olhar Digital.