A Amazon planeja uma nova rodada de demissões na próxima semana, como parte de um plano para cortar cerca de 30 mil vagas corporativas. A informação foi confirmada por fontes à Reuters, que dizem que os cortes podem começar já na terça-feira (27) e devem ter tamanho parecido com a rodada anterior feita em 2025.
A medida faz parte de uma reorganização interna ligada ao avanço da inteligência artificial (IA) e a mudanças na estrutura da empresa. Se o plano for totalmente executado, a redução vai atingir quase 10% dos funcionários corporativos. Mas isso representa uma parcela pequena dos 1,58 milhão de funcionários da Amazon mundo afora.
Aumento de corte de vagas atinge áreas centrais da Amazon
A nova rodada de demissões deve atingir equipes das áreas: Amazon Web Services (AWS), varejo, Prime Video e recursos humanos, segundo pessoas familiarizadas com o plano. Os detalhes ainda podem mudar e a empresa não comentou sobre o tema oficialmente.
A Amazon já havia cortado cerca de 14 mil cargos corporativos em outubro de 2025, como parte de um plano maior para reduzir até 30 mil posições administrativas. Na época, a empresa disse que a decisão estava ligada ao avanço da IA, a ganhos de eficiência com automação e a ajustes após muitas contratações durante a pandemia de Covid-19.
O CEO da empresa, Andy Jassy, afirmou que os cortes também buscam reduzir camadas de gestão e burocracia interna. Ele disse que o uso crescente de ferramentas de IA deve diminuir o número de funcionários administrativos ao longo do tempo. Se confirmada, a rodada atual pode ser a maior demissão da história da Amazon. E reforçaria a tendência de automação nas grandes empresas de tecnologia.
O post Amazon planeja nova rodada de demissões na próxima semana, diz agência apareceu primeiro em Olhar Digital.






