Situado a menos de 50 km ao norte de João Pessoa, o pequeno município de Lucena é uma alternativa para curtir um mar de águas tranquilas. Tudo isso, sem precisar lidar com os cenários concorridos da capital, mas perto o bastante para fazer um bate-volta e aproveitar as comodidades de uma cidade maior.
Com belas praias, trilhas e passeios de buggy, Lucena também tem atrações que vão além da natureza, com dois templos históricos que ajudam a contar a história da ocupação portuguesa na Paraíba.
Belezas naturais em Lucena
São 15 km de faixa litorânea com diferentes atrativos. Embora o lugar entregue belezas a qualquer tempo, a pedida é chegar em Lucena na maré baixa: é nesse momento que algumas das paisagens mais famosas do município se tornam visitáveis. Por isso, vale conferir com antecedência como anda a tábua de marés.
Passeio de buggy durante a maré baixa na Praia do HolandêsDestino Paraíba/Divulgação
Na maré baixa, vale muito fazer o passeio de buggy. Começando na Praia do Holandês, a faixa litorânea se converte em uma longa pista de areia clara abraçada pelo mar, permitindo a circulação em um cenário que dá a impressão de ser infinito: muito plano graças à ação das ondas quando a maré está alta, são quilômetros de areia e águas para todos os lados.
Botando o pé fora do buggy, também dá para andar por ali, emulando os famosos “caminhos de Moisés” tão populares no litoral nordestino – extensões de areia seca rodeadas pelo mar.
Outro atrativo bacana na maré baixa são as piscinas naturais de Lucena, que podem ser acessadas por meio de um passeio de lancha contratado na própria cidade.
Templos são atração à parte
Arquitetura da Igreja da Guia conserva características do barroco rococó com referências tropicaisDestino Paraíba/Divulgação
Além do que o mar oferece, Lucena também tem legados históricos que datam do final do século 16, quando a região servia como uma espécie de ponto intermediário no caminho até a temida Baía da Traição.
Erguida nessa época, a Igreja de Nossa Senhora da Guia é testemunha do tempo que passou desde então, com uma arquitetura em estilo barroco rococó marcada também por adornos tropicais: além de figuras angelicais na fachada, desenhos de frutas encontradas no Brasil também podem ser observados. Imponente e com vista privilegiada para a foz do rio Paraíba, a igreja segue funcionando e sedia anualmente a Festa da Guia.
Ruínas da antiga Igreja do Bonsucesso, em Lucena, são “sustentadas” por árvoreDestino Paraíba/Divulgação
Outro legado arquitetônico católico encontrado em Lucena é o que restou da Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso. Construída por volta do século 18, hoje ela está em ruínas, mas chama atenção por uma peculiaridade que ajudou a mantê-la em pé apesar da falta de uso: uma grande árvore “abraçou” a estrutura, parecendo fundir-se com ela, garantindo que uma das esquinas da edificação se mantenha íntegra.
Os dois templos fazem parte dos roteiros tradicionais dos bugueiros da região.
Como chegar
Partindo de João Pessoa, há dois caminhos principais para chegar a Lucena, dependendo da preferência da paisagem. “Por dentro”, o viajante deve pegar a saída para a BR-101 e emendar pela PB-025, uma estrada estreita (mas pavimentada) que conecta a capital ao município vizinho. A paisagem nesse trecho é marcada por coqueirais e canaviais e, dependendo das condições da estrada, o trajeto leva cerca de uma hora.
Uma alternativa mais cênica envolve seguir até Cabedelo e, dali, pegar a balsa cruzando o rio Paraíba até a Costinha, do outro lado da foz. Dali, deve-se seguir pelas estradinhas que passam no interior das vilas à beira-mar até chegar ao centrinho de Lucena.
As mais tradicionais festas juninas do Nordeste
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






