Um raio atingiu a área da Praça do Cruzeiro, em Brasília, neste domingo (25), durante um ato de protesto pela prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), deixando dezenas de feridos. Chovia forte no momento da descarga atmosférica, e, até a publicação desta matéria, ao menos 34 pessoas foram levadas para hospitais do Distrito Federal, segundo o Corpo de Bombeiros.
Com a chuva intensa, parte do público buscou abrigo improvisado. Segundo apurado pelo Uol, pessoas desacordadas foram carregadas até a única ambulância disponível, que rapidamente ficou cercada por participantes da caminhada. Algumas vítimas demonstravam sinais de desorientação e precisaram ser amparadas por familiares e outras pessoas próximas.
🚨 Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 34 pessoas ficaram FERIDAS e 6 estão em estado GRAVE, após raio atingir manifestação irresponsável de Nikolas Ferreira no DF. pic.twitter.com/XZKHAicWOh
— POPTime (@poptime) January 25, 2026
Pessoas permaneceram no ato após incidente
O atendimento médico mobilizou equipes para dentro e ao redor da ambulância. Familiares tentavam auxiliar quem estava no chão, enquanto mais pessoas se aproximavam pedindo ajuda. Organizadores utilizaram o carro de som para orientar o público a se afastar das grades metálicas. O Corpo de Bombeiros também ordenou o rebaixamento do guindaste que sustentava uma bandeira, por risco de novas descargas.
Pontos de atendimento foram montados no Memorial JK. Entre os feridos, houve relatos de dormência, baixa frequência cardíaca e estado de choque. Além do socorro no local, 11 pessoas foram levadas para o Hospital Regional da Asa Norte e outras 13 foram encaminhadas para o Hospital de Base de Brasília.
Jornal O Povo flagra momento da queda de raio em ato bolsonarista em Brasília. O Corpo de Bombeiros do Distrito Federal informou que está em atendimento na região. Algumas pessoas tentavam reanimar un grupo atingido no ato, que foi convocado pelo deputado federal Nikolas Ferreira pic.twitter.com/eiwA4vnErB
— Renato Souza (@reporterenato) January 25, 2026
Embora alguns presentes tenham deixado o ato após o incidente, muitos permaneceram na área mesmo com os relâmpagos. Em cada novo clarão no céu, parte do público se agachava assustada. Por segurança, equipamentos elétricos e cabos foram retirados. Câmeras do Memorial JK chegaram a sair do ar por alguns segundos após o raio.
Leia mais:
Os relâmpagos sobem para as nuvens? Conheça o Raio Ascendente
Origem dos raios pode estar no gelo
Como começa um raio? Estudo detalha fenômeno atmosférico
NASA revela imagens de raios vistos do espaço
Graças aos tripulantes da Estação Espacial Internacional, temos a chance de observar raios e trovões de uma perspectiva diferente – de fora da Terra. Alguns desses astronautas obtiveram imagens impressionantes desses eventos vistos de cima, diretamente do espaço.
Anne McClain e Nichole Ayer, da NASA, tripulantes da Exedição 73 da ISS, usaram seus perfis no X em maio do ano passado para compartilhar fotos fascinantes capturadas nas regiões do Alabama e da Georgia, nos EUA, a 400 quilômetros acima da superfície da Terra. Confira aqui.
O post Queda de raio fere dezenas de pessoas em ato convocado por Nikolas Ferreira em Brasília apareceu primeiro em Olhar Digital.





