Um raio é basicamente uma descarga elétrica, causada pela atração grande entre cargas de sinais opostos (positivas e negativas). Ela pode rolar entre nuvens ou entre nuvens e o solo, principalmente enquanto cai chuva ou temporal.
As chances de uma pessoa ser atingida por um raio variam dependendo de uma série de fatores, incluindo a localização geográfica, o clima e o comportamento da pessoa em relação a tempestades elétricas.
A taxa de sobrevivência a um raio no Brasil, assim como em outros lugares do mundo, varia dependendo de vários fatores, incluindo a gravidade da lesão causada pelo raio e a rapidez com que a vítima recebe cuidados médicos adequados.
Em geral, a taxa de sobrevivência a um raio aumenta consideravelmente se a vítima receber tratamento médico imediato e apropriado. Mesmo assim, muitas vítimas ainda podem sofrem de queimaduras, lesões neurológicas, problemas cardíacos e outros danos físicos, que podem variar de leves a graves.
O que acontece ao ser atingido por um raio?
Quando esse fluxo energético interage com o organismo humano, desencadeia uma série de efeitos físicos e fisiológicos, frequentemente graves, devido à combinação de eletricidade, calor intenso e força mecânica.
Os principais sintomas que levam 10% das pessoas atingidas por um raio a morrerem é por conta da interrupção da respiração e das batidas do coração.
Mesmo coração retome seus batimentos, se a respiração não voltar, o organismo fica sem oxigênio, podendo ocasionar uma nova parada cardíaca.
O comprometimento neurológico é outra consequência potencial, podendo manifestar-se por meio de convulsões, perda de consciência e outras disfunções do sistema nervoso central quando há envolvimento encefálico pela corrente.
Por se tratar de uma corrente elétrica, também pode haver queimaduras na pele e, em alguns casos, nos tecidos internos, apesar do último ocorrer com menos frequência, já que o contato com a descarga elétrica dura apenas alguns milissegundos.
Leia também:
O que é um raio e como ocorre esse fenômeno?
Antártida já foi habitada por humanos no passado?
5 perguntas que a ciência ainda não respondeu
O corpo continua com carga após ser atingido?
Imagem: Shreehari N/Shutterstock
Não. Há a possibilidade de alguém ser atingido pela carga elétrica de um raio caso esteja perto ou tocando um objeto que foi atingido pelo raio, mesmo que ele não tenha atingido o indivíduo diretamente, em um fenômeno chamado de descargas laterais.
Contudo, caso uma pessoa seja atingida por um raio, ela não apresenta nenhum perigo de passar essa carga para outros. Aqueles que estão à volta da vítima, podem oferecer socorros para ela sem medo, garantir que ela não está mais exposta a outros acidentes e acionar o corpo de bombeiros através do número 193 o quanto antes.
Raios (Imagem: Mario Hagen/Shutterstock)
Como se proteger de um raio?
Proteja-se de raios buscando imediatamente um abrigo adequado ao primeiro sinal de tempestade. O local mais seguro é dentro de uma edificação sólida e fechada ou, alternativamente, dentro de um veículo com carroceria metálica fechada (não conversível).
Dentro do carro, mantenha as janelas fechadas e evite encostar nas partes metálicas do interior. Dentro de casa, afaste-se de janelas, portas metálicas, tomadas e evite usar equipamentos ligados à rede elétrica ou tomar banho.
Evite qualquer local ou situação que aumente o risco. Nunca procure abrigo debaixo de árvores isoladas, pois elas atraem raios.
Saia imediatamente de piscinas, praias, lagos ou qualquer corpo de água. Em áreas abertas, mantenha distância de objetos altos e condutores, como cercas de arame, varais metálicos, tratores e postes.
Para resumir:
Procure abrigo em construções fechadas ou dentro de carros (com janelas fechadas).
Dentro de casa, evite contato com água, eletrodomésticos ligados e objetos metálicos.
Jamais fique debaixo de árvores, em campos abertos, piscinas ou próximo a objetos metálicos altos.
Se surpreendido ao ar livre sem abrigo, agache-se com os pés juntos, minimizando o contato com o solo.
O post O que acontece com o corpo ao ser atingido por um raio? apareceu primeiro em Olhar Digital.






