A empresa mais valiosa do mundo quer revolucionar a previsão do tempo

A NVIDIA apresentou três novos modelos de inteligência artificial voltados para a previsão do tempo nesta segunda-feira (26). Segundo a empresa, a tecnologia de código aberto é capaz de fazer previsões meteorológicas melhores e mais rápidas.

Uma IA de código aberto é uma inteligência artificial com código-fonte público, permitindo que qualquer pessoa use, estude, modifique e distribua.

O anúncio foi feito na Reunião Anual da Sociedade Meteorológica Americana.

Os novos integrantes da família Earth-2:

O Earth-2 Medium Range: permite previsões meteorológicas de alta precisão para médio prazo — ou seja, previsões com até 15 dias de antecedência — em mais de 70 variáveis ​​meteorológicas, incluindo temperatura, pressão, vento e umidade. Segundo a NVIDIA, em benchmarks, ele supera os principais modelos abertos nas variáveis ​​de previsão mais comuns utilizadas pelo setor.

O Earth-2 Nowcasting: usa IA generativa para transformar previsões de escala nacional em previsões de tempestades locais e condições climáticas perigosas com resolução de quilômetros, de zero a seis horas, em apenas alguns minutos.

O Earth-2 Global Data Assimilation: produz condições iniciais para a previsão do tempo — instantâneos da atmosfera atual, incluindo temperatura, velocidade do vento, umidade e pressão atmosférica, em milhares de locais ao redor do globo. A tecnologia pode gerar condições iniciais em segundos em GPUs, em vez de levar horas em supercomputadores, segundo a NVIDIA.

Confira o vídeo de apresentação feito pela NVIDIA

O trio se junta aos modelos meteorológicos abertos já existentes na plataforma NVIDIA Earth-2: 

Earth-2 CorrDiff: reduz a escala de previsões de baixa resolução, em escala continental, para campos meteorológicos de alta resolução, em escala regional.

A Earth-2 FourCastNet3: oferece alta precisão de previsão para diversas variáveis ​​meteorológicas, como vento, temperatura e umidade.

Os benefícios de unir IA à previsão do tempo, de acordo com a NVIDIA

O comunicado da NVIDIA explica que essas tecnologias abertas aceleram todas as etapas de previsão, desde o processamento dos dados de observação iniciais até a geração de previsões globais de 15 dias ou previsões locais de tempestades.

Historicamente, a previsão do tempo dependia de supercomputadores potentes que executavam modelos baseados em princípios da física. A previsão do tempo com inteligência artificial economiza tempo e custos computacionais significativos, permitindo que mais países, empresas meteorológicas e negócios executem sistemas de previsão específicos para suas aplicações.

Mike Pritchard, diretor de pesquisa de simulação climática da NVIDIA e professor de ciências do sistema terrestre na Universidade da Califórnia

NVIDIA é a empresa mais valiosa do mundo, avaliada em mais de US$ 4,5 trilhões. (Imagem: Igal Vaisman/Shutterstock)

E assim, a empresa mais valiosa do mundo vai expandido. A gigante dos chips, hoje, tem uma estratégia ampla de fornecer software de código aberto para diferentes setores – como chatbots, robôs, veículo autônomos e, agora, previsão do tempo.

O post A empresa mais valiosa do mundo quer revolucionar a previsão do tempo apareceu primeiro em Olhar Digital.