Festivais de música no Brasil e no mundo que valem a viagem

Em 2026, viajar é estar onde a ação acontece. Shows, festivais e grandes competições esportivas estão no centro dos roteiros, transformando eventos em motivo principal de deslocamento. Segundo o relatório Wow! Turismo do Futuro, da Kayak, 97% dos viajantes da Geração Z e dos Millennials planejam viajar para viver um grande evento ao longo do ano, seja musical, cultural ou esportivo. A boa notícia é que não faltam eventos programados para 2026, tanto no Brasil quanto no exterior.

Veja, a seguir, festivais de música consagrados que valem a viagem:

Afrikaburn

Tankwa Karoo, África do Sul – 27 de abril a 3 de maio de 2026

Pode-se dizer que o Afrikaburn é uma versão africana do norte-americano Burning Man pelo caráter de experimento social. No meio do deserto sul-africano é construída temporariamente uma cidade distópica, onde dinheiro e hierarquia são substituídos por colaboração. Há instalações artísticas, carros com formas inusitadas e workshops organizados espontaneamente pelos próprios participantes do evento, que apesar de não ser um festival de música propriamente dito, tem também também muita música eletrônica. Acontece em Tankwa Karoo, a cerca de quatro horas de carro da Cidade do Cabo.

 

Bonnaroo

Tennessee, Estados Unidos – 11 a 14 de junho de 2026

Uma fazenda de 280 hectares na cidade de Manchester – que nesse caso fica no estado norte-americano do Tennessee, a uma hora de carro de Nashville, e não na Inglaterra – recebe anualmente um dos mais importantes festivais de música dos Estados Unidos. Cerca de 80 mil pessoas se dirigem até lá para acompanhar os diferentes palcos, cujas apresentações variam entre rock, hip hop, country, pop e eletrônico. Em torno deles há espaços para acampar ou estacionar motorhomes, além de uma fonte de água para se refrescar que se tornou símbolo do evento, roda-gigante e centro de yoga. 

Continua após a publicidade

 

Burning Man 

Deserto de Nevada, Estados Unidos –  30 de agosto a 7 de setembro de 2026

Nem adianta procurar Black Rock City no mapa: é uma cidade temporária, construída todos os anos no deserto de Nevada (estado onde fica a cidade de Las Vegas) para abrigar o maior evento de contracultura do mundo. Depois, desaparece, assim como as imensas esculturas e os carros com formas bizarras que por ela rodam. Também nem adianta procurar a programação: não é propriamente um festival de arte ou música, apesar de ter tudo isso. Rola de forma espontânea pelos participantes, que circulam pela cidade fantasiados – ou sem roupa alguma. No fim, todos acompanham a queima da escultura-símbolo do evento.

 

Coachella 

Califórnia, Estados Unidos – 10 a 12 e 17 a 19 de abril de 2026

Continua após a publicidade

Festival de música e arte no deserto da Califórnia. Tem loja, desafio de lip sync, roda-gigante, áreas de descanso, quitutes variados e espaço de DIY.… Igualmente superlativas são as obras de arte espalhadas pelo local. Nos palcos e nas tendas, reveza-se a nata do que há de mais badalado na música na atualidade.

 

Coala Festival

São Paulo, Brasil – 12 e 13 de setembro de 2026
Cascais, Portugal – 30 e 31 de maio de 2026

O Coala Festival, que completou onze anos em 2025, segue focando na cena musical brasileira, sem se limitar a gêneros específicos. Desde 2024, além do tradicional evento em São Paulo, há também uma edição na litorânea Cascais, na região metropolitana de Lisboa. Do outro lado do Atlântico, o olhar será direcionado não só à música brasileira, mas na música em língua portuguesa como um todo: o público pode esperar também por atrações portugueses e africanas.

Continua após a publicidade

 

CoolJazz

Cascais, Portugal – 14 a 31 de julho de 2026

As noites de verão de Cascais, estância balneária a oeste de Lisboa, servem de cenário para o CoolJazz, com o público espalhado por um gostoso gramadão. O evento acontece desde 2004, e faz sucesso pelo espaço confortável, cartaz musical diversificado e compromisso sustentável.

 

Electric Daisy Carnival (EDC)

Las Vegas, Estados Unidos – 15 a 17 de maio de 2026
Orlando, Estados Unidos – 6 a 8 de novembro de 2026
Phuket, Tailândia – 18 a 20 de dezembro de 2026

Continua após a publicidade

O festival de música eletrônica enche o autódromo Las Vegas Motor Speedway, localizado no deserto em torno de Las Vegas, com esculturas gigantescas, pinturas neon e muita pirotecnia. Um dos diferenciais é que as apresentações dos DJs acontecem madrugada adentro: tanto que o lema do festival é “dusk to dawn” (do pôr do sol ao amanhecer). O evento também possui edições anuais em Orlando e Tailândia (o festival já esteve no Brasil em agosto de 2015, mas não voltou a ser realizado por aqui).


Glastonbury

Somerset, Inglaterra – 23 a 27 de junho de 2026

Criado em 1970, o Glastonbury manteve o espírito Woodstock e se transformou no maior festival de música pop a céu aberto do mundo: são milhares de apresentações divididas em 100 palcos, que recebem cerca de 175 mil espectadores durante cinco dias. O local escolhido para sediar o evento é o mesmo até hoje: a Worthy Farm, em Somerset, sudoeste da Inglaterra, a 200 km de Londres. Apesar de ter a música como destaque, também é um espaço para apresentações de teatro, circo, humor e dança.

Continua após a publicidade

 

João Rock

Ribeirão Preto, Brasil – 1º de agosto de 2026

O festival acontece em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, desde 2002. Com o tempo, a programação deixou de ser exclusivamente dedicada ao rock e passou a incorporar outros ritmos, mas continuam predominando os músicos nacionais.

 

Lollapalooza 

Santiago, Chile – 13 a 15 de março de 2026
Buenos Aires, Argentina – 13 a 15 de março de 2026
São Paulo, Brasil – 20 a 22 de março de 2026
Berlim, Alemanha – 18 e 19 de julho de 2026
Chicago, Estados Unidos – 30 de julho a 2 de agosto de 2026

O Lollapalooza (o nome vem de uma expressão norte-americana que significa algo incomum ou extraordinário) surgiu em 1991 como um festival de música alternativa. Ressurgido em 2003, ele possui atualmente edições em Chicago (Estados Unidos), Berlim (Alemanha), Buenos Aires (Argentina) e Santiago (Chile) e uma versão brasileira realizada anualmente no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

 

Montreux Jazz Festival

Montreal, Suíça – 3 a 18 de julho de 2026

A primeira edição, realizada em 1967, contava exclusivamente com músicos de jazz. A partir da década de 1970, o festival em Montreux, mais exatamente às margens do Lago Genebra, passou a incorporar gêneros como blues, soul, rock e pop – músicos brasileiros são presença constante por lá.

 

New Orleans Jazz & Heritage Festival

New Orleans, Estados Unidos – 23 de abril a 3 de maio de 2026

Um dos principais berços do jazz, New Orleans é uma cidade de ritmos contagiantes. Para os aficionados, a época ideal para aterrissar na cidade é durante o New Orleans Jazz & Heritage Festival, que desde os anos 1970 reúne medalhões e revelações do jazz, blues, R&B e uma infinidade de vertentes.

 

Nômade Festival

São Paulo, Brasil – 2 e 3 de maio de 2026

Em sua sétima edição, o Nômade reunirá grandes nomes da música nacional: estão confirmados João Gomes, Gaby Amarantos, Jota.pê, Urias, Chico Chico e Carol Biazin. Mais uma vez, o evento acontecerá no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.

 

NOS Alive

Lisboa, Portugal – 9 a 11 de julho de 2026

Um dos principais eventos de música de Portugal, o NOS Alive acontece no vilarejo de Oeiras, na área metropolitana de Lisboa. O principal estilo musical é o rock, mas há também apresentações de pop e eletrônica. Foo Fighters, Twenty One Pilots e Lorde se apresentarão em 2026.

 

Primavera Sound

Barcelona, Espanha – 3  a 7 de junho de 2026
Porto, Portugal – 11 a 14 de junho de 2026
Buenos Aires, Argentina – 28 e 29 de novembro de 2026
São Paulo, Brasil – 5 e 6 de dezembro de 2026

Realizado tradicionalmente no Parc del Fórum, em Barcelona, o Primavera Sound é um dos maiores festivais da Europa e tem como objetivo a divulgação das últimas tendências da música. Entre os headliners do evento em 2026 estão Doja Cat, The cure e Gorillaz. Mais recentemente, passaram a existir edições realizadas também no Porto (Portugal), Buenos Aires (Argentina) e São Paulo (Brasil).

 

Queremos! Festival

Rio de Janeiro, Brasil – 4 a 11 de abril de 2026

Relativamente novo, o festival será realizado pela sétima vez no Rio de Janeiro. A programação é dividida em quatro palcos, com atrações nacionais e internacionais. O lineup de 2026 inclui a britânica Greentea Peng e o ganense Ata Kak

Rock en Seine

Paris, França – 26 a 30 de agosto de 2026

Um dos principais festivais de indie da França, o Rock en Seine tem mais de vinte anos de tradição e acontece no bonito parque Domaine Saint-Cloud, a cerca de meia hora de Paris. O local tem grande importância histórica: a propriedade já pertenceu a Maria Antonieta, que promovia festanças por ali, e foi cenário para a proclamação de Napoleão I como imperador. O evento anunciou Tyler The Creator, Deftones, The Cure e Nick Cave and the Bad Seeds como alguns dos destaques da edição desse ano. Há ainda exposições fotográficas, conferências, debates e até mesmo um mini festival dentro do festival dedicado às crianças.

Voir cette publication sur Instagram

Une publication partagée par Rock En Seine (@rockenseine)

Rock in Rio

Lisboa, Portugal – 20, 21, 27 e 28 de junho de 2026
Rio de Janeiro, Brasil – 4 a 7 e 11 a 13 de setembro de 2026

A imagem de Freddie Mercury, vocalista do Queen, regendo a multidão com Love of My Life, ainda crava a memória de quem viveu a primeira edição. De lá para cá, o festival acrescentou outros ritmos e ganhou uma bem sucedida “filial” em Lisboa. A edição de 2026 contará com nomes como Elton John, Maroon 5, Demi Lovato e Stray Kids.

Rock the Mountain

Itaipava, Rio de Janeiro – 30 de outubro a 1º de novembro e 6 a 8 de novembro de 2026

A Serra Fluminense é o belo cenário para esse festival que, além dos doze palcos, possui atrações como tirolesa, balão e roda-gigante. Esse ano, o evento em Itaipava promete Jorge Ben Jor, Ivete Sanagalo, Dominguinho e Barão Vermelho.

 

Roskilde Festival

Roskilde, Dinamarca – 27 de junho a 4 de julho de 2026

“Oito dias de música, arte, ativismo, acampamentos e liberdade”. É assim que se autodefine o festival dinamarquês Roskilde, que acontece na cidade homônima, antiga capital do país, a cerca de 30 km de Copenhague. Originalmente destinado aos hippies, o evento é totalmente sem fins lucrativos (o dinheiro arrecadado é destinado a projetos sociais mundo afora) e atualmente recebe diferentes gêneros musicais. O acampamento também é parte importante do festival: assim como o Burning Man, o Roskilde tem a proposta de construção coletiva e comunidades alternativas. A nudez é bem-vinda por lá. Em 2026, estão confirmadas apresentações de Gorillaz e The Cure.


Sónar

Istambul, Turquia – 10 e 11 de abril de 2026
Barcelona, Espanha – 18 a 20 de junho de 2026

Daqueles eventos para dizer “eu fui” de boca cheia, o Sónar esbanja beats eletrônicos em Barcelona há mais de 30 anos. Mais recentemente, expandiu os seus domínios agregando um congresso de criatividade e tecnologia, chamado de Sonar+D. Há também uma edição em Istambul (Turquia) – chegou a rolar até em São Paulo, entre 2012 e 2015.

 

SXSW

Austin, Texas – 12 a 18 de março de 2026

Orgulho local, a música contribuiu para colocar a texana Austin no mapa cultural do mundo. Na década de 1980, o festival SXSW (abreviação de South by Sowthwest) nasceu para lançar bandas locais promissoras. Com o tempo, cresceu horrores. Ganhou programação de filmes e, já nos anos 2000, passou a ter um braço de tecnologia e criatividade. Hoje é o maior encontro de inovação do mundo. Recebe webgurus, pioneiros da economia criativa e nomões de áreas como novas mídias e finanças.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por SXSW (@sxsw)

 

Sziget

Budapeste, Hungria – 11 a 15 de agosto de 2026

O Sziget pode ser definido como uma ilha da fantasia: o evento é realizado na ilha de Óbuda, cercada pelo Rio Danúbio, na região norte de Budapeste. O festival se define como uma resposta europeia ao britânico Glastonbury e pode lembrar o norte-americano Burning Man. A proposta é criar uma sociedade alternativa temporária nesse pedaço de terra, que tem barracas de acampamento espalhadas por todos os lados e até uma “praia” para tomar sol durante o dia. Além dos shows (Florence + The Machine, Lewis Capaldi, Sombr e Twenty One Pilots estão confirmados para a edição de 2026), há apresentações circenses e palestras.


Tomorrowland

Alpe d’Huez, França – 21 a 28 de março de 2026
Boom, Bélgica – 17 a 19 e de 24 a 26 de julho de 2026
Itu, Brasil – 30 de abril a 2 de maio de 2026

Um dos maiores festivais de música eletrônica do planeta, o Tomorrowland é tradicionalmente realizado na pequena cidade de Boom, no distrito belga da Antuérpia. Suas marcas registradas são os fogos de artifício, pirotecnia, jatos de fumaça e estruturas gigantescas cuja temática tem um quê de contos de fadas, além, é claro, da presença dos DJs mais famosos do momento. Durante o inverno europeu, a festa sobe a montanha rumo aos 3.330 metros de altitude da estação de esqui francesa Alpe d’Huez. Há ainda uma versão brasileira que acontece em Itu, no interior de São Paulo.

 

View this post on Instagram

A post shared by Tomorrowland (@tomorrowland)

 

Ultra Music Festival (UMF)

Miami, Estados Unidos – 27 a 29 de março de 2026
Melbourne, Austrália – 11 de abril de 2026
Buenos Aires, Argentina – 14 e 15 de fevereiro de 2026
Lima, Peru – 2 de maio de 2026

Cidade do Cabo, África do Sul – 26 de abril de 2026
Joanesburgo, África do Sul – 25 de abril de 2026
Tóquio, Japão – 19 e 20 de setembro de 2026

Outro festival de música eletrônica de peso, com palcos grandiosos e cheios de pirotecnia, o Ultra Music Festival nasceu em Miami em 1999 e de lá para cá se espalhou pelo mundo. Até o momento, estão confirmadas em 2026 edições em Miami (Estados Unidos), Melbourne (Austrália), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), na Cidade do Cabo e em  Joanesburgo (África do Sul) e em Tóquio (Japão).

 

Compartilhe essa matéria via:
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade