Conforme noticiado pelo Olhar Digital, a NASA se prepara para lançar a missão Artemis 2, o primeiro voo tripulado do novo programa de exploração lunar da agência, marcando o retorno de humanos à órbita da Lua após mais de meio século. Isso está previsto para acontecer no mês que vem, em uma “janela de lançamento” entre os dias 8 e 11.
Mas, o que isso significa? Os lançamentos não têm uma data única programada por um motivo simples: o espaço impõe regras rígidas. Para essa missão tripulada, por exemplo, a NASA trabalha com janelas muito específicas, definidas pela posição da Lua, pela segurança da tripulação e pela capacidade de retorno da nave Orion.
Foguete SLS, da NASA, que vai lançar a missão Artemis 2 à Lua, pode ser acompanhado ao vivo 24 horas por dia. Crédito: NASA
Quando a missão Artemis 2 pode ser lançada
Segundo a NASA, a primeira janela de lançamento está concentrada no início de fevereiro. Dentro desse período, apenas alguns dias são considerados viáveis, com destaque para 8, 10 e 11. Mesmo nesses dias, o lançamento só pode ocorrer em horários bem curtos, que variam de minutos a poucas horas. Os dias 6 e 7 também eram propícios, mas foram descartados com a mudança da data do ensaio final de abastecimento.
Essas restrições existem porque a Artemis 2 precisa alcançar a Lua no ponto certo de sua órbita, realizar o sobrevoo planejado e retornar à Terra com o ângulo correto de reentrada. Um erro pequeno pode significar gasto excessivo de combustível ou riscos térmicos na volta à atmosfera.
Caso a missão não decole em fevereiro, a NASA já planejou uma segunda janela, prevista para o início de março. Nesse período, as datas consideradas possíveis são 6, 7, 8, 9 e 11. Essa alternativa serve como margem de segurança para atrasos técnicos ou condições climáticas desfavoráveis no local de lançamento ou de resgate.
Se ainda assim o lançamento não ocorrer, existe uma terceira e última janela, em abril. As datas avaliadas pela NASA nesse período são 1, 3, 4, 5, 6 e 30. A agência já indicou que pretende manter a missão dentro desse limite máximo.
Janelas de lançamento disponíveis para a missão Artemis 2. Em verde, as datas disponíveis (desconsiderando agora 6 e 7 de fevereiro). Crédito: NASA
Cada janela representa o único momento em que a missão pode acontecer com maior segurança, inclusive em cenários de emergência. No caso da Artemis 2, não basta que o foguete esteja pronto. A Lua precisa estar no lugar certo, o oceano precisa permitir o resgate e a missão precisa ter caminhos seguros de volta.
As janelas de lançamentos são determinadas por cálculos precisos e critérios de segurança rigorosos. Qualquer missão só avança quando todos os fatores – técnicos, orbitais e operacionais – convergem de forma favorável. Isso reforça que a exploração humana do espaço continua sendo um exercício de planejamento extremo, no qual cada decisão é tomada para reduzir riscos e garantir o retorno seguro das tripulações.
Leia mais:
Missão Artemis 2 vai levar objetos de valor sentimental na viagem à Lua
Astronauta da missão lunar Artemis 2 descobriu cratera rara na Terra
Artemis 2: missão vai transmitir vídeos de alta definição da Lua via laser
Conheça a tripulação que será lançada à Lua pela NASA
A missão Artemis 2 será o primeiro voo tripulado do novo programa de exploração lunar da NASA, um passo essencial para levar astronautas de volta à superfície da Lua pela primeira vez desde 1972 – algo previsto para acontecer futuramente, com a Artemis 3.
Astronautas da missão Artemis 2 posando para fotógrafos com o foguete SLS ao fundo. Crédito: NASA
Composta por quatro membros, a tripulação da Artemis 2 vai sobrevoar a Lua a bordo da cápsula Orion, com o objetivo de testar sistemas e garantir que toda a infraestrutura humana e tecnológica esteja pronta para as próximas fases do programa.
Integram a Artemis 2 os astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch (todos da NASA) e Jeremy Hansen (da Agência Espacial Canadense). Saiba mais sobre eles aqui.
O post Artemis 2: entenda o que são “janelas de lançamento” e quando a missão pode decolar apareceu primeiro em Olhar Digital.





