Na noite desta sexta-feira (30), o asteroide (468861) 2013LU28, que tem cerca de 122 x 105 km, vai ocultar J060143.06+204615.4, uma estrela de 10ª magnitude na constelação de Órion, provocando um “mini-eclipse” visível para uma estreita faixa que corta o Brasil de João Pessoa, na Paraíba, a Cuiabá, no Mato Grosso.
Uma estrela de magnitude 10 é muito fraca do ponto de vista da Terra, sendo observável apenas com instrumentos ópticos, como telescópios amadores de médio porte ou equipamentos profissionais.
Faixa de visibilidade da ocultação estelar envolvendo o asteroide (468861) 2013LU28. Crédito: OccultWatcher/IOTA (International Occultation Timing Association)
Programa vai tentar transmitir ocultação
A ocultação está prevista para acontecer às 20h57 (pelo horário de Brasília), por isso, o Olhar Espacial vai começar um pouquinho mais cedo (às 20h50), justamente para transmitir o momento exato – se as condições meteorológicas permitirem. Na edição desta noite, você vai saber tudo sobre esse evento e a importância das ocultações astronômicas no estudo dos pequenos corpos do Sistema Solar.
O programa recebe o astrônomo Altair Ramos Gomes Junior, com graduação (2012), mestrado (2014) e doutorado (2018) em Astronomia pelo Observatório do Valongo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e no Observatório de Paris, na França. Foi pós-doutorando na Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), trabalhando com dados da missão Cassini em estudos de satélites naturais e sistemas de anéis.
O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (30) recebe o astronômo Altair Ramos Gomes Junior. Crédito: Arquivo pessoal
Com atuação em Astronomia Fundamental e Observacional aplicada à Astrofísica Planetária e ao Sistema Solar, com ênfase em ocultações estelares, astrometria de alta precisão e dinâmica orbital, ele desenvolve pesquisas em processamento e calibração de imagens astronômicas, integração numérica de órbitas, ajuste dinâmico a observações e geração de efemérides.
Leia mais:
“Eclipse” permite estudo detalhado da atmosfera de Urano pela NASA
Descubra o “lado bom” de uma possível colisão de asteroide com a Lua em 2032
Sonda a caminho de asteroide “destruidor de cidade” faz imagens incríveis da Terra e da Lua
Como assistir ao Programa Olhar Espacial
Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.
O post Asteroide provoca “mini-eclipse” de estrela esta noite – saiba tudo no Olhar Espacial apareceu primeiro em Olhar Digital.





