Da maior coleção de artefatos egípcios, com peças jamais vistas antes que pertenceram a Tutancâmon, a um museu dedicado às artes narrativas que leva o nome de ninguém menos que George Lucas. Quem busca conhecer museus novos terá em 2026 uma série de oportunidades ao redor do mundo, entre instituições que ainda vão abrir as portas e outras que inauguraram no apagar de 2025.
Conheça alguns dos museus mais interessantes que estão abrindo pelo mundo e poderão ser visitados em 2026:
1. Kanal (Bruxelas, Bélgica)
Ainda em obras, Kanal será inaugurado em antiga fábrica de automóveisKanal/Divulgação
Construído em uma antiga fábrica de carros da Citroën em Bruxelas, o Kanal é uma iniciativa vinculada ao Centre Pompidou. O espaço terá foco em arte moderna e contemporânea e arquitetura, e também vai servir como um posto avançado para os visitantes que ficarão sem poder visitar o Pompidou original em Paris, fechado para obras ao longo do ano. A abertura do Kanal está prevista para novembro.
2. Lucas Museum of Narrative Art (Los Angeles, EUA)
Obras do impressionante Lucas Museum of Narrative Art, que deve abrir no segundo semestre em Los AngelesLucas Museum of Narrative Art/Divulgação
Ocupando uma área de mais de quatro hectares, essa imponente estrutura em Los Angeles leva o nome e assinatura do cineasta George Lucas, idealizador de alguns dos maiores blockbusters da história do cinema, como a franquia Star Wars. Com inauguração prevista para setembro, o Lucas Museum se dedicará à “arte narrativa” de forma ampla: além de expressões artísticas tradicionais, como pintura e escultura, também haverá galerias dedicadas a quadrinhos, performances e vídeo, entre outras exibições.
3. Fenix Museum of Migration (Roterdã, Países Baixos)
O “Tornado”, escadaria espiral que leva a um mirante panorâmico, é destaque na arquitetura desse museu de RoterdãMitsjol/Wikimedia Commons
Inaugurado em julho de 2025, o Fenix funciona na área do porto de Roterdã, o mais movimentado da Europa, em um centenário armazém de cargas inteiramente renovado para receber a instituição. O espaço é dedicado, justamente, à transitoriedade muito vista em portos e outros lugares de passagem do mundo, com galerias de arte que exploram temáticas relacionadas à migração. O prédio também chama atenção pelo “Tornado”, uma escadaria em espiral que vai do térreo ao terraço, onde funciona um mirante panorâmico.
4. Grande Museu Egípcio (Gizé, Egito)
Além do acervo gigantesco com itens inéditos, o recém-inaugurado Grande Museu Egípcio fica ao lado das Pirâmides de Gizé, com vista panorâmica para elasCaoimheen3/Wikimedia Commons
O GEM, como é conhecido na sigla em inglês, foi um dos museus mais aguardados do mundo por mais de três décadas: anunciada originalmente em 1992, a estrutura bilionária passou por períodos de soft opening, mas só abriu completamente as portas no último mês de novembro. A coleção conta com mais de 100 mil artefatos históricos das dinastias do Antigo Egito, cerca de 20% delas jamais expostas antes, incluindo coleções completas que pertenceram ao lendário Tutancâmon. Uma revolução para amantes da história do país das pirâmides que viverá seu primeiro ano cheio aberto para visitações.
5. Naoshima New Museum of Art (Naoshima, Japão)
Novo museu de arte em Naoshima será dedicado a trabalhos de artistas asiáticosBenesse Art Site Naoshima/Divulgação
Com pouco mais de 3 mil habitantes, a ilha de Naoshima poderia até passar despercebida no mapa do Japão. Mas o lugar é famoso: apesar de pouco povoada, essa região a 700 km de Tóquio (a principal cidade dos arredores é Kobe) se tornou um polo de museus dedicados à arte contemporânea. Naoshima já contava com o Chichu Art Museum, um espaço inaugurado em 2004 e famoso por exibições que incluem pinturas do impressionista Claude Monet. Em 2025, projetado pelo mesmo arquiteto Tadao Ando, abriu também o Naoshima New Museum of Art, voltado a obras de artistas asiáticos. A beleza natural também chama atenção: localizado no topo de um morro, o museu de três andares conta com vista panorâmica para os mares ao redor.
6. Guggenheim Abu Dhabi (Emirados Árabes)
Ilustração mostra como deve ficar a fachada do Guggenheim Abu Dhabi//Divulgação
Agora vai? Anunciado em 2006 e com abertura originalmente prevista para 2012, o Guggenheim Abu Dhabi virou um dos museus mais aguardados do mundo. Em parte porque se tornou um projeto interminável: após inúmeros atrasos, a estrutura na ilha Saadiyat encerrou o ano passado prometendo inauguração para algum momento de 2026. Fotos divulgadas on-line mostram que, de fato, o museu finalmente parece se aproximar da conclusão das obras. Ainda não há, porém, uma data confirmada para a instituição focada em trabalhos artísticos contemporâneos (pós-anos 1960) começar a receber visitantes. É para ficar de olho.
10 bibliotecas incríveis pelo mundo
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro





