Buenos Aires: 10 livrarias imperdíveis na capital da literatura

Há muito tempo, Buenos Aires ostenta um título cultural que orgulha os argentinos: segundo várias estimativas, a capital hermana tem o maior número proporcional de livrarias entre as grandes cidades do mundo. Os cálculos mais recentes apontam que, em média, há uma livraria para cada 4 mil habitantes.

Não importa quantas crises econômicas, quedas de governo ou tragédias coletivas dignas de mil tangos o país atravesse, a literatura continua viva e pujante em uma capital que viu nascer alguns dos autores mais memoráveis da língua espanhola. Com tantas opções, é fácil ficar em dúvida sobre quais livrarias conhecer em uma passagem pela capital argentina. Aqui vai uma lista de dez que merecem destaque:

1. El Ateneo Grand Splendid

Endereço: Avenida Santa Fe, 1860 – Recoleta

É um clichê, mas não tem como evitar: El Ateneo Grand Splendid vive sendo eleita a livraria mais bonita do mundo, e com boa razão para isso – trata-se de um acervo gigantesco instalado no interior do Grand Splendid, um velho teatro inaugurado em 1919. A livraria El Ateneo abriu só 81 anos mais tarde, no final de 2000, e logo se converteu em uma verdadeira atração turística da cidade.

Entendedores do tema já aprenderam: apesar da magnitude, essa livraria não tem necessariamente o melhor acervo de Buenos Aires… Mas, mesmo que você faça suas compras em outro lugar, esse monumento aos livros é um ponto de peregrinação que precisa ser visitado ao menos uma vez na vida por quem aprecia a leitura. Mais informações no site oficial.

@promodelivro

Essa é a El Ateneo Grand Splendid que fica em Buenos Aires! A livraria fica no prédio onde um dia funcionou o Teatro Grand Splendid e em 2008 o The Guardian a classificou como a segunda livraria mais bonita do mundo, já da pra imaginar o motivo né ? Av. Sta. Fe 1860, Buenos Aires, Argentina . . . . . #elateneograndsplendid #buenosaires #argentina #livraria #BookTok #booktokbrasil #livros #book #biblioteca #library #librarytiktok #viagem #dicadeviagem #traveltiktok #elateneo #bookstagram #msccruzeiros

♬ Ethereal – Txmy

 

2. Eterna Cadencia

Endereço: Calle Honduras, 5582 – Palermo

Continua após a publicidade

Outra livraria famosa pela sua beleza, com o interior adornado por lustres que um dia foram suporte de velas e iluminaram o interior de uma catedral, a Eterna Cadencia oferece uma boa seleção de livros que incluem aqueles produzidos pela própria casa editorial homônima, fundada há 20 anos. A loja também conta com o Bar Eterno, um espaço para refeições e leituras nos fundos da livraria. Mais informações no site oficial.

3. Librería Alberto Casares

Endereço: Calle Suipacha, 521 – San Nicolás

Fundada há 50 anos pelo livreiro que lhe dá o nome, a casa é especializada em obras raras e esgotadas, bem selecionadas pelo fundador. Alberto Casares, que também foi também o primeiro presidente da Associação de Livreiros Antiquários da Argentina (Alada), faleceu em agosto de 2025, mas seu legado permanece vivo no endereço atual, na rua Suipacha.

A Librería Alberto Casares (à época localizada na rua Arenales, 1723) também é famosa como o local escolhido por Jorge Luis Borges para se despedir de Buenos Aires em 27 de novembro de 1985, antes de partir rumo à Europa, onde morreria apenas sete meses mais tarde. Mais informações no perfil do Instagram.

4. La Librería de Ávila

Endereço: Calle Alsina, 500 – Montserrat

Continua após a publicidade

Traçando suas origens na antiga Librería del Colegio – pela vinculação histórica com o Colégio Nacional de Buenos Aires – a Ávila garante ser a casa livreira mais antiga de Buenos Aires, em operação desde 1785. O espaço funciona na localização atual há quase dois séculos inteiros e, embora o edifício original tenha sido demolido e dado lugar a um novo em 1926, a loja garantiu que toda a estrutura seja hoje considerada um patrimônio histórico da cidade, oferecendo mais de 100 mil títulos entre obras atuais e raridades, boa parte delas anteriores à própria fundação da livraria. Mais informações no perfil do Instagram.

5. La Libre

Endereço: Calle Chacabuco, 917 – San Telmo

Em um casarão no charmoso bairro de San Telmo (conhecido dos turistas como a parte de Buenos Aires onde fica o banco de Mafalda, personagem clássica das tirinhas de Quino), La Libre é mais do que um espaço para comprar livros: também é uma cooperativa, que se abre para atividades culturais, oficinas, e produção editorial independente. Uma ótima pedida para ir além do mercado tradicional “oficial” que você encontra em outras livrarias porteñas. Mais informações no site oficial.

6. Dain Usina Cultural

Endereço: Calle Nicaragua, 4899 – Palermo

Ocupando uma esquina inteira de Palermo em um imóvel de pé direito alto (são três andares encimados por uma claraboia que ilumina todo o ambiente), a Dain Usina Cultural oferece uma estética mais moderna que outras casas do gênero, grande variedade de livros, um café, inúmeros debates e uma promessa: se o visitante quiser um livro que não está em seu estoque de 20 mil itens, mas existe em alguma outra livraria de Buenos Aires, o proprietário garante que consegue para você em até 24 horas. Vale testar. Mais informações no perfil do Instagram.

Continua após a publicidade

7. Librería Hernández

Endereço: Avenida Corrientes, 1436 – San Nicolás

Se Buenos Aires é a capital das livrarias, a Avenida Corrientes é, dentro desse mundinho, a “rua dos livros” na cidade. Nenhuma via porteña concentra mais pórticos para casas especializadas em obras literárias, das mais comerciais aos balaios de saldos, dos bestsellers que se encontram em qualquer lugar até raridades que exigem algum garimpo. A Hernández é uma das livrarias emblemáticas da Corrientes, dando a impressão de estar sempre aberta em meio ao bulício dos teatros, bares e pizzarias que também abundam nessa parte da cidade. Mais informações no site oficial.

8. Libros del Pasaje

Endereço: Calle Thames, 1762 – Palermo

Outra livraria com o charme de um casarão de bairro. Suas estantes muito altas têm acesso facilitado por escadas com rodinhas, um convite para passar horas a fio em busca dos livros menos acessíveis ao primeiro olhar. Esse espaço na região conhecida como Palermo Soho também conta com um café e um pequeno palco para leituras, rodas de conversa e apresentações musicais em dias determinados. Mais informações no site oficial.

9. Mandrágora

Endereço: Calle Vera, 1096 – Villa Crespo

Continua após a publicidade

Fora dos roteiros mais batidos, mas a uma distância caminhável de pontos de interesse como o cemitério de Chacarita e o espaço de shows da Movistar Arena, a Mandrágora também é uma livraria com pegada de ponto de encontro cultural para o bairro onde se localiza. O forte da casa são humanidades e literatura contemporânea, com uma seleção especial para obras focadas em estudos de gênero e feminismo. Também sedia oficinas e cursos sobre o tema. Mais informações no site oficial.

10. Borges 1975

Endereço: Calle Jorge Luis Borges, 1975 – Palermo

A Borges 1975 é uma experiência que vai além da livraria em si, o que a converte em um atrativo à parte em Palermo Soho – mas também faz muitos puristas torcerem o nariz. Embora a parte dedicada aos livros seja exuberante por si só, a fama da casa acaba vindo dos empreendimentos anexos: um bar famoso pelos coquetéis e até mesmo um espaço para shows que vem sendo considerado uma das melhores noitadas de jazz de Buenos Aires. Mais informações no perfil do Instagram.

Leia tudo sobre Buenos Aires

Continua após a publicidade

 

 

 

10 bibliotecas incríveis pelo mundo

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade