Na noite de quinta-feira (5), a Estação Espacial Internacional (ISS) protagonizou um verdadeiro espetáculo em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Entre 20h47 e 20h54 (horário de Brasília), o laboratório orbital foi visto passando pelo céu, chamando a atenção de moradores e entusiastas da astronomia. O momento foi registrado pelo projeto Bate-Papo Astronômico, que já havia anunciado a passagem nas redes sociais.
Com aproximadamente 109 metros de comprimento (quase o tamanho de um campo de futebol) e pesando mais de 400 toneladas, a ISS é o maior laboratório em órbita da Terra. Ela viaja a impressionantes 28 mil km/h e completa uma volta ao redor do planeta em cerca de 90 minutos, aparecendo no céu como um ponto brilhante em movimento.
Estação Espacial pode ser vista novamente esta noite
Outra passagem da estrutura poderá ser acompanhada nesta sexta-feira (6) – e deve ser mais espetacular ainda, se o tempo colaborar. “Ela surge ao noroeste às 20h, com elevação máxima às 20h04, e desaparece ao sudeste às 20h07. Mas, como há previsão de nuvens, a visibilidade pode ser comprometida”, explicou o astrônomo amador e divulgador científico Fabricio Colvero, responsável pelo Bate-Papo Astronômico.
Segundo o especialista, a ISS será visível em várias regiões do país. “Como ela passará bem elevada em Santa Maria, que está no centro do RS, possivelmente será visível em quase todo estado com diferença apenas na posição. Talvez quem estiver mais ao oeste tenha dificuldade porque ainda estará mais claro o céu. Em outros estados, é necessário simular a passagem em aplicativos, para ter certeza”.
Colvero recomenda o aplicativo Heavens Above, considerado um dos mais precisos e confiáveis para rastrear a ISS e outros satélites. Com ele, é possível simular a passagem em diferentes locais e horários – garantindo que ninguém perca a oportunidade de observar o laboratório orbital cortando o céu.
Então, fique atento! Porque observar a ISS cruzando a noite é mais do que ver uma luz brilhante. É testemunhar a tecnologia que orbita a Terra, realiza pesquisas científicas importantes e ajuda a expandir nosso conhecimento sobre o planeta e o Universo.
Leia mais:
Estação Espacial Internacional vai parar em “cemitério” no Pacífico
Imagem de tirar o fôlego mostra estação espacial com erupção solar ao fundo
Experimentos científicos na Estação Espacial que mudaram nossa vida
“Alinhamento planetário” é visível no céu no fim do mês
No fim deste mês, um alinhamento planetário poderá ser observado em diferentes regiões do planeta logo após o pôr do Sol. Mercúrio, Vênus, Saturno, Júpiter, Urano e Netuno estarão distribuídos ao longo de uma mesma faixa do céu, formando um arco visível durante o início da noite.
Embora o termo “alinhamento planetário” seja amplamente usado para descrever esse tipo de evento, os planetas não ficam verdadeiramente alinhados no espaço. Eles apenas parecem próximos quando vistos da Terra, já que orbitam o Sol quase no mesmo plano. Saiba mais detalhes aqui.
O post Estação Espacial Internacional é vista passando no céu do Rio Grande do Sul apareceu primeiro em Olhar Digital.





