Número falso do Nubank usado em golpes apareceu no Google por meses

O Google mostrou um número de telefone falso do Nubank na sua busca e no Maps por meses. A página, criada por criminosos para aplicar golpes por meio de uma central de atendimento falsa, foi retirada do ar pela empresa na quarta-feira (04), após ter sido notificada pelo G1.

Quando alguém pesquisava “Nubank telefone”, o Google recomendava o número dos golpistas como se fosse um dos contatos oficiais do banco. Ele aparecia como “Nubank Financeiro” entre os resultados da busca.

Criminosos fingiam ser contato do Nubank no Google

O cliente ligava para o número achando que falaria com alguém do Nubank. E o atendente falso induzia a pessoa a pedir um empréstimo e transferir o dinheiro para contas de terceiros, alegando que isso manteria o valor numa “conta segura”.

Quando alguém pesquisava “Nubank telefone”, o Google recomendava o número dos golpistas – “Nubank Financeiro” – como se fosse um dos contatos oficiais do banco (Imagem: Reprodução)

Para parecer real, os golpistas respondiam a avaliações e informavam um endereço numa rua famosa de São Paulo. Mas o número do imóvel não existia.

Resultado: várias pessoas caíram no golpe – uma delas relatou ter perdido R$ 3,4 mil. E mesmo após alertas de usuários na própria página do número falso no Google, o “Nubank Financeiro” continuou a aparecer na busca por meses. Mas esses alertas serviram para salvar outros usuários de caírem no golpe.

Usuários alertaram sobre o golpe na própria página do número falso no Google (Imagem: Reprodução)

O Nubank informou ao G1 que não tem ligação com o número em questão. E reforçou que seus clientes devem usar apenas os canais oficiais de atendimento. Outras dicas de segurança:

Busque os contatos de atendimento no aplicativo do banco;

Confira o número de telefone impresso no verso do seu cartão;

Se for acessar alguma página de contato num navegador (Chrome, Firefox, Safari), digite você mesmo o endereço do site oficial do banco, em vez de confiar apenas no que aparecer numa busca (seja no Google ou em outra plataforma).

O G1 perguntou ao Google como as recomendações eram feitas e o que levava uma empresa a ser banida do Maps, mas, até a publicação desta matéria, não tinha tido retorno da empresa.

O post Número falso do Nubank usado em golpes apareceu no Google por meses apareceu primeiro em Olhar Digital.