A Apple quer tornar o CarPlay compatível com chatbots de inteligência artificial, como ChatGPT, Claude e Gemini. A informação é da Bloomberg, que citou fontes anônimas.
Apple CarPlay é o aplicativo para iPhone que se comunica com o sistema multimídia do veículo. Assim, alguns aplicativos do smartphone são projetados diretamente na tela do carro – Spotify, Apple Music, suas ligações, notificações de WhatsApp, etc.
Agora, a ideia seria ir além, abrindo a tecnologia para aplicativos de chatbots com comando de voz. Assim, você poderia usar sua IA favorita enquanto dirige, sem precisar interagir com o iPhone.
E a Siri?
Ainda de acordo com a Bloomberg, a ideia não é tirar a Siri do seu carro. Talvez, ela só passe para o banco de trás – com o perdão do trocadilho.
Segundo a Bloomberg, a Apple não permitirá que os motoristas substituam o botão da Siri no CarPlay. Você também pode convocá-la a qualquer momento com o comando de voz. Ou seja, será preciso abrir o aplicativo para ativar o controle de voz dos aplicativos terceiros.
A mudança não estaria ligada com o objetivo da Apple de turbinar Siri com a IA Gemini, do Google.
Ainda não está claro se o novo CarPlay fará parte de uma futura versão do iOS 26 ou se ficará para o iOS 27. A expectativa, como lembra o 9to5Mac, é lançar a primeira versão da Siri com o Gemini no iOS 26.4. Uma prévia do iOS 27 deve sair em junho.
A Bloomberg também noticia que a Apple quer reformular a Siri, pretendendo anunciar uma função de chatbot ainda neste ano.
O post CarPlay: Apple pode mandar Siri para ‘o banco de trás’ apareceu primeiro em Olhar Digital.




