A Samsung Electronics anunciou nesta quinta-feira (12) que iniciou o envio de seus chips de memória HBM4 para clientes (que não foram identificados). A iniciativa é um movimento estratégico para fortalecer sua posição no mercado de componentes voltados a aceleradores de inteligência artificial – segmento dominado por concorrentes como a SK Hynix.
A nova geração de HBM (memórias de alta largura de banda) é considerada peça-chave na infraestrutura de data centers de IA. Esses chips são responsáveis por alimentar aceleradores utilizados no treinamento e na execução de modelos avançados, fornecendo grandes volumes de dados com alta velocidade.
A Samsung é a maior fabricante global de chips de memória, mas demorou para reagir à rápida expansão do mercado de HBM, ficando atrás da SK Hynix no fornecimento para clientes estratégicos, como a Nvidia. Agora, com o lançamento do HBM4, a empresa sul-coreana busca reduzir essa distância e recuperar terreno.
Segundo a companhia, o novo chip alcança velocidade estável de 11,7 gigabits por segundo (Gbps), um avanço de 22% em relação ao modelo anterior, o HBM3E. Ainda, o chip pode atingir picos de até 13 Gbps, contribuindo para minimizar gargalos no processamento de dados – um dos principais desafios na expansão de sistemas de IA.
De acordo com a agência Reuters, o diretor de tecnologia da divisão de semicondutores da Samsung, Song Jai-hyuk, revelou que o feedback dos clientes em relação ao desempenho do chip tem sido “muito satisfatório”.
A empresa também informou que pretende disponibilizar amostras do HBM4E, versão aprimorada da tecnologia, no segundo semestre deste ano.
O anúncio teve reflexo no mercado financeiro. As ações da Samsung registraram alta de 6,4%, contra 3,3% da SK Hynix no mesmo dia.
Samsung na corrida dos chips
A concorrência no segmento de chips de memória se intensificou nos últimos meses:
Em janeiro, a SK Hynix afirmou que pretende manter uma posição dominante no setor, destacando que já iniciou a produção em larga escala dos componentes;
Além das duas sul-coreanas, a americana Micron também entrou na disputa. Segundo a Reuters, a companhia já iniciou a fabricação em grande escala de seus chips HBM4 e começou a realizar envios aos clientes.
Com a expansão acelerada da infraestrutura global de IA, a corrida por memórias de alto desempenho se tornou estratégica. A Samsung aposta que o HBM4 será decisivo para recuperar terreno em um mercado cada vez mais competitivo e essencial para o avanço da inteligência artificial.
O post Corrida de IA: Samsung começou a enviar seus chips de memória atualizados apareceu primeiro em Olhar Digital.





