Uma rica gastronomia, um povo acolhedor, paisagens deslumbrantes e uma rica história refletida em suas cidades com arquitetura herdada do período colonial. Minas Gerais é famosa por tanta coisa positiva que até para o “lado ruim” se encontra um jeito: mesmo sendo conhecido como um estado sem litoral, o território mineiro tem, sim, muitas praias para se refrescar no calor do verão.
São, é claro, praias de água doce, às margens de rios e barragens espalhados pelo seu mapa. Confira algumas das melhores opções para um mergulho capaz até de fazer esquecer que Minas não é banhada pelo Atlântico.
1. Lago de Furnas
Capitólio é conhecida pelos cânions, mas o “Mar de Minas” também oferece praiasJoão Paulo Domingos Terrazam/Wikimedia Commons
Apelidado de “Mar de Minas” por sua imensidão, o Lago de Furnas é o lago artificial criado pela represa de mesmo nome, que abastece a hidrelétrica inaugurada nos anos 1960 na região. Pelo caminho, esse oceano de água doce deixou uma série de atrativos, que incluem os famosos passeios de barco em meio aos imponentes cânions de Capitólio. As cidades às margens do lago também contam com várias opções de praias para curtir suas águas. Veja um guia completo de Capitólio
2. Represa Três Marias
Vista da Represa Três MariasSudhertzen/Wikimedia Commons
Há outra represa de Minas Gerais que vem sendo apelidada de “Mar de Minas” pelas comunidades praieiras ao seu redor: a Três Marias, cerca de 200 km ao norte em relação a Furnas, também conta com várias opções de faixas de areia à beira da água para se refrescar e aproveitar um dia agradável no verão.
O próprio município de Três Marias conta com a Prainha, uma das opções mais requisitadas da região para um mergulho. Morada Nova de Minas também é conhecida por suas praias fluviais.
3. Rio do Peixe
Rio do Peixe, em BotumirimBelezas de Botumirim/Reprodução
Em Botumirim, no Alto Jequitinhonha, uma série de praias ao longo do rio do Peixe conquistam viajantes em busca de um bom lugar para tomar um banho no “litoral mineiro”. O diferencial da região é o combo de águas bem limpas com areia muito branca, dando um aspecto que lembra ainda mais uma praia de mar.
4. Lago dos Encantos
Praia do BicanoFacebook: @praiadobicano/Reprodução
Localizado em Boa Esperança, o Lago dos Encantos conta com algumas opções de praias artificiais no seu entorno. Mas, de longe, a melhor alternativa é a Praia do Bicano, que corre junto à orla abraçada pela Avenida Juscelino Kubitscheck. Um calçadão margeando as águas contribui para tornar a área ainda mais convidativa para passar o dia, com opções de restaurantes e bares nas cercanias.
5. Praia do Areião
Praia do Areião é conhecida por mudanças radicais na orla, conforme a temporadaPrefeitura de Pirapora/Divulgação
Apesar do nome perene, vale destacar: a Praia do Areião nunca é a “mesma”, e na verdade se trata de um fenômeno sazonal que compõe algumas das praias fluviais mais famosas de Minas. O Areião se refere às faixas que costumam surgir no final do ano, após a época mais chuvosa de novembro e dezembro, nas curvas do rio São Francisco em Pirapora.
O São Francisco, aliás, rende outras praias de rio bem frequentadas no norte mineiro, como aquelas encontradas em Januária e na vizinha Pedras de Maria da Cruz.
6. Praia da Saudade
Praia da SaudadeThiagneves/Wikimedia Commons
No município de Almenara, essa praia fluvial no rio Jequitinhonha se destaca não apenas pela água, mas pela beleza cênica da paisagem que a cerca: a Praia da Saudade fica em um cenário adornado pelo Morro do Cruzeiro (antigamente conhecido como Serra da Vigia), uma elevação de 730 metros de altitude que pode ser acessada através de trilhas no interior de Almenara.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






