Já tem data para inaugurar o museu de Los Angeles que leva a assinatura de George Lucas, o lendário criador da franquia Star Wars e um dos maiores nomes dos efeitos visuais no cinema: será em 22 de setembro a abertura do Lucas Museum of Narrative Art, um gigantesco complexo dedicado às mais diversas formas de “arte narrativa”, como sugere o nome.
Obra do arquiteto Ma Yansong, conhecido pelas formas suaves que se integram à paisagem e a elementos naturais, o museu vem ganhando forma no bairro de Exposition Park, área de LA renomada pela concentração de espaços culturais e esportivos, como o Los Angeles Memorial Coliseum e o Museu de História Natural do Condado de Los Angeles.
Um espaço superlativo
O que chama a atenção no Lucas Museum desde o primeiro momento são suas dimensões: situado em uma área reservada de 4,5 hectares, o prédio será rodeado por jardins planejados que vêm recuperando uma área antes ocupada por estacionamentos. Ao todo, mais de 200 árvores foram plantadas para transformar a paisagem, enquanto o próprio prédio – que, sugestivamente, até lembra uma nave espacial – será integrado ao relevo.
“We’re just honored to be bringing to life something really unique and special in the area,” said Mia Lehrer, Lucas Museum Park and Garden landscape designer, “You’re in an active part of the city, but there’s something about it, it’s basically an oasis.” The Lucas Museum of Narrative Art opens Sept 22, 2026 in Los AngelesFollow us for updates and behind-the-scenes looks! #LucasMuseumofNarrativeArt #ExpositionPark ___ Video + Photo Credit: © 2025 JAKS Productions. Photo courtesy of USC School of Cinematic Arts. Photo by Roberto Gomez. Video by Sand Hill Media/Eric Furie. All rights reserved. Quote from “LA Times Today: Secrets of the Lucas Museum landscape”
♬ original sound – Lucas Museum of Narrative Art
O prédio em si é resultado de um projeto elaborado ao longo de 15 anos de colaboração entre o escritório de arquitetura responsável e os idealizadores do museu, o próprio George Lucas e a esposa dele, Mellody Hobson. Serão cinco andares com 9,3 mil metros quadrados de galerias, além de áreas comerciais, restaurantes e – não poderia ser diferente – duas salas de cinema com tecnologia de última geração.
Destaques da coleção
A ideia do museu de George Lucas é destacar as artes narrativas em um sentido amplo, contemplando diferentes expressões artísticas capazes de contar histórias. Embora o cinema ganhe um espaço destacado, está longe de ser a única arte sediada pelo espaço. Algo que o próprio site oficial já indica em sua apresentação: “por milhares de anos, as pessoas deixaram marcas para descrever suas vidas. Carvão nas paredes das cavernas. Tinta sobre tela. Luz capturada em filme. Artistas representaram nossas alegrias, medos, mitos e sonhos. Eles contaram nossas histórias”.
O resultado é uma exposição eclética que terá espaço para arte muralista, fotografia, escultura, ilustrações diversas, animações e tirinhas de jornal, além, é claro, de filmes que marcaram a história do cinema. George Lucas e Mellody Hobson devem ceder itens de sua coleção particular e tesouros dos registros pessoais do cineasta: um dos grandes atrativos para os fãs de sua obra serão os arquivos que ele guardou ao longo de mais de quatro décadas à frente da Lucasfilm, seu estúdio, antes da venda da companhia para a Disney em 2012.
Ficou ansioso para saber mais o que vem por aí? O site oficial dá mais algumas pistas, e ainda tem uma contagem regressiva segundo a segundo até o aguardado 22 de setembro.
Inscreva-se aqui
para receber a nossa newsletter
Cadastro efetuado com sucesso!
Você receberá nossas newsletters em breve!
Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp
Resolva sua viagem aqui
Reserve hospedagem no Booking
Reserve seu voo
Reserve hospedagem no Airbnb
Ache um passeio na Civitatis
Alugue um carro






