Praia Grande (SP) anuncia píer turístico de 500 metros e Museu Aeronáutico

O município de Praia Grande, no litoral paulista, anunciou em janeiro um projeto ambicioso para movimentar o turismo na cidade: a construção do maior píer da Baixada Santista, situado no bairro Aviação – que vai contar também com um Museu Aeronáutico para celebrar essa faceta da história da cidade.

Veja o que já se sabe sobre a iniciativa, que ainda está em estágio inicial.

Atrações do espaço

Logo de início, o píer impressiona pelas dimensões: a ideia é que ele avance por 500 metros, considerando a distância da Avenida da Praia até o mar, com outros 35 metros de largura. O espaço terá áreas verdes com acesso gratuito, além de estrutura para comércio, restaurantes e atividades culturais, como eventos, festas e espetáculos.

Um dos destaques serão as referências ao Correio Aéreo Nacional, que utilizou a pista de pouso da cidade a partir dos anos 1940. Além dos detalhes arquitetônicos, a ideia é que o píer sedie um Museu Aeronáutico, com a grande atração sendo uma réplica do avião francês que passou pela cidade e, posteriormente, foi eternizado no cinema no filme 007 Contra Octopussy, de 1983.

Também haverá áreas dedicadas à vida e obra do aviador e escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe que, durante suas viagens a trabalho, passou por Praia Grande.

Continua após a publicidade

A estrutura para facilitar a vida dos visitantes também contempla a construção de um estacionamento de apoio com 600 vagas, a cerca de 80 metros da entrada do píer, na Rua Guiana Inglesa, que fica na vizinhança.

Renderização mostra como seria o novo píer turístico de Praia Grande, à noitePrefeitura de Praia Grande/Divulgação

Quando o píer será inaugurado?

Apesar de anunciado com grande pompa, o projeto ainda não começou a andar e não tem uma data prevista para o início das obras. Também não há uma previsão oficial de quando o espaço será inaugurado. Atualizações do andamento dos trabalhos poderão ser encontradas no site da prefeitura.

Continua após a publicidade

O poder público diz que as obras avançarão mediante concessões à iniciativa privada, e projeta que elas serão capazes de gerar até 500 empregos diretos e outros 1,5 mil indiretos.

Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade