Após a liquidação do Banco Pleno pelo Banco Central do Brasil na data de hoje (18), muito tem se falado sobre a relação passada da instituição financeira com o já liquidado Banco Master. Mas qual o envolvimento de um banco com o outro? O Olhar Digital apurou a informação e trouxe para você as repostas para as principais dúvidas.
Qual a relação do Banco Master com o Banco Pleno?
O Banco Pleno, anteriormente intitulado Voiter, foi adquirido pelo Grupo Master em maio de 2024, mas separou-se em julho de 2025. Ou seja, desde julho do ano passado que não há mais uma ligação jurídica e signatária entre ambas as instituições. Entenda a história a seguir.
Linha do tempo do Banco Pleno
A história do Banco Pleno está repleta de problemas financeiros e mudanças de nomes. Tudo começou em 1991, quando foi fundado com o nome de Banco Indusval, focando em crédito corporativo e agronegócio: a instituição se manteve forte por décadas.
Em 2019, houve uma grande crise financeira, a qual requereu um aporte de quase R$ 400 milhões para resolver os problemas. Nessa época, o banco mudou de nome para Voiter. Anos depois, em fevereiro de 2024, Daniel Vorcaro, então dono do Grupo Master, anunciou a compra da Voiter.
Já em maio de 2024, um dos sócios de Daniel Vorcaro, chamado Augusto Ferreira Lima, deixa o grupo Master e leva consigo alguns ativos. Em julho de 2025, o Banco Central autoriza que Augusto assuma o controle do Voiter, que é rebatizado de Banco Pleno, e é juridicamente separado do Banco Master.
Sob a direção de Augusto, o Banco Pleno foca em crédito consignado e adota taxas agressivas de juros no CDB para captar recursos. Em novembro de 2025, enquanto a instituição buscava estabilização, o Banco Master é liquidado, mas o Banco Pleno se livra do navio afundando porque já estava separado jurídica e societariamente do grupo Master.
Agora, em fevereiro de 2026, o Banco Pleno é liquidado.
Leia mais:
Por que o Banco Pleno foi liquidado?
Banco Pleno: como acionar o FGC e recuperar seu dinheiro investido
Will Bank ‘quebrou’. Preciso pagar minhas faturas? Veja tudo o que você deve saber
Quem é Augusto Ferreira Lima, responsável pelo Banco Pleno?
Augusto Ferreira Lima do Banco Pleno
(Reprodução: Paulo Mocofaya/Assembleia Legislativa da Bahia)
Augusto já trabalhou no Grupo Master e foi sócio de Daniel Vorcaro antes de se separar da instituição e assumir o controle do Banco Pleno.
Em meados de novembro de 2025, ele foi preso pela Polícia Federal devido à operação Compliance Zero, que investigava as fraudes que envolviam o Banco Master. Poucos dias depois, no final do mesmo mês, o TRF determinou o cumprimento da pena em regime aberto com uso de tornozeleira eletrônica.
Segundo a CNN, o montante de R$ 1 milhão foi apreendido na casa de Augusto durante sua prisão, decretada pelo envolvimento na venda de títulos de créditos falsos.
O post Banco Pleno pertence ao Banco Master? Entenda a relação entre as instituições financeiras apareceu primeiro em Olhar Digital.






