Um dos momentos mais aguardados do ano no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia, começou a partir de 10 de fevereiro. Entre esta data e 26 de fevereiro, a Horsetail Fall, cachoeira localizada na face leste do El Capitan, pode se transformar em uma impressionante faixa de fogo alaranjada quando o sol se põe no ângulo certo. O fenômeno, conhecido como “firefall”, ocorre por poucos minutos, criando a ilusão de uma cascata em chamas sobre o granito.
Apesar de ter uma janela de observação bem definida, o espetáculo depende de condições precisas. É necessário que o céu esteja limpo ao entardecer e que a neve acumulada no inverno esteja derretendo para alimentar a queda d’água. Caso a neve seja escassa ou o derretimento lento, o fluxo pode ser reduzido ou desaparecer completamente.
O fenômeno ocorre quando o sol se põe em um ângulo específico, iluminando a água da cachoeira e criando a ilusão de uma cascata em chamas. A intensidade da cor depende da quantidade de água, que vem do derretimento da neve, e da claridade do céu: nuvens podem bloquear a luz e enfraquecer o efeito. Por alguns minutos, essa combinação transforma a queda d’água em uma faixa de laranja intenso que parece fogo sobre o granito.
Leia mais:
5 fenômenos naturais que você dificilmente testemunhará
Qual a diferença entre penhasco, precipício, abismo e desfiladeiro?
O que é a geada negra? Veja como esse fenômeno afeta a agricultura
Visitação e cuidados no parque
Diferentemente de anos anteriores, não estão sendo exigidos ingressos para o período de 2026. Visitantes podem estacionar no vale leste de Yosemite e acessar áreas de observação por uma pista temporária para pedestres na Northside Drive. O Parque Nacional alerta para impactos de grandes públicos, como danos às margens dos rios, vegetação e acúmulo de lixo. Em fevereiro de 2022, por exemplo, cerca de 2.433 visitantes participaram da observação, sobrecarregando a infraestrutura local.
Localizado na Califórnia, Yosemite é conhecido por seus penhascos de granito, sequoias gigantes e quedas d’água dramáticas. O El Capitan, um imenso monólito de granito com mais de 900 metros de altura, domina o vale e é cenário frequente de fotógrafos e aventureiros.
O post Cachoeira nos EUA “entra em chamas” no pôr do sol; entenda fenômeno apareceu primeiro em Olhar Digital.






