Niterói: Museu do Ingá rememora história política e artística fluminense

Com história que remonta ao início do século 19, o Museu do Ingá une a história do antigo estado do Rio de Janeiro e da cidade que foi sua capital: Niterói. Além de um espaço para registrar esse passado, a instituição – cujo nome oficial é Museu de História e Arte do Rio de Janeiro – também sedia exposições.

As atrações, que incluem atividades abertas, como cursos, oficinas e música, são encontradas no Palácio Nilo Peçanha: foi lá que funcionou a sede do governo fluminense até 1975, quando o estado da Guanabara (onde ficava a cidade do Rio) finalmente se fundiu com o antigo estado do Rio de Janeiro, formando a unidade federativa que existe hoje.

Conhecendo o museu

O Museu do Ingá é resultado da junção de duas instalações que funcionavam separadamente até 1991: o Museu de Artes e Tradições Populares e o Museu Histórico do Estado.

Hoje, a parte dedicada à arte reúne dez salas de exposições, e abriga também coleções da antiga sede do governo, com destaque para obras de figuras centrais do modernismo nacional, como Tarsila do Amaral e Di Cavalcanti.

O local também sedia um laboratório de restauração de conservação, além de oficinas de gravuras e uma biblioteca especializada na história do país, que conta com acervos relacionados ao Primeiro e Segundo Império, além do Brasil Colônia.

Continua após a publicidade

No acervo do Ingá, visitantes também podem ver elementos históricos de mobiliário, porcelana, indumentária, esculturas e fotografias remetendo aos diferentes períodos históricos abarcados pelo museu, em um acervo de quase 5 mil peças.

Atrações rotativas

O Museu do Ingá também é conhecido pelas exibições temporárias de temas variados. Recentemente, por exemplo, o espaço recebeu uma mostra sobre representações e contrastes da Mata Atlântica, bem como exposições do xilogravurista José Igino.

As mostras temporárias também são acompanhadas por atividades interativas, cursos e seminários abertos para o público, que vão além do escopo das exposições permanentes do museu. Em 2026, já houve aulas e oficinas de tango e de máscaras para Carnaval.

Continua após a publicidade

Como as atrações são rotativas e muitas das oficinas exigem inscrição prévia, vale acompanhar a página oficial do museu nas redes sociais para se manter atualizado.

O Museu do Ingá abre de quarta a domingo, das 12h às 17h, com entrada franca.

R. Pres. Pedreira, 78 – Ingá, Niterói

Continua após a publicidade
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

 

Publicidade