Crie músicas com IA direto no Gemini: tutorial e dicas de prompts

Finalmente, o Gemini ganhou a habilidade de gerar áudios de até 30 segundos. Com o novo recurso, você consegue criar pequenos clipes de música diretamente no chatbot de inteligência artificial do Google – sem ter que acessar nenhuma outra ferramenta para isso. Quer saber como testar a novidade? Confira o tutorial passo a passo abaixo.

Como fazer música com o Gemini: passo a passo

Tempo necessário: 2 minutos

Abra o Google Gemini e na tela inicial clique em “Criar música”.

Na próxima tela, escolha um dos estilos musicais e na caixa de comando escreva um prompt dando informações sobre a letra, tema da canção, se tem ou não vocalista etc.

Nesse caso, o Gemini considerou o prompt controverso e tive que reescrevê-lo. Se isso acontecer com você, abra uma nova conversa e tente novamente.

Como criar as melhores músicas no Gemini: dicas para acertar no prompt

Para extrair o máximo do Lyria 3 e gerar faixas com qualidade profissional, o segredo está nos detalhes do seu prompt. Como a inteligência artificial oferece um controle muito rico sobre a composição, quanto mais contexto você fornecer, melhor será o resultado dos seus 30 segundos de áudio.

Confira algumas dicas de ouro para não errar na hora de criar!

Seja específico no gênero e nos instrumentos

Em vez de pedir apenas “faça uma música animada”, experimente detalhar a vertente musical e os instrumentos de destaque. Um comando como “Crie um Ska tradicional com uma linha de baixo marcante, metais enérgicos e guitarra no contratempo” trará resultados muito mais precisos e interessantes do que descrições genéricas.

Defina o clima e o andamento

O Gemini entende muito bem emoções e ritmo. Inclua adjetivos que descrevam a atmosfera da faixa, usando palavras como “melancólico”, “eufórico”, “relaxante” ou “cinemático”. Você pode pedir, por exemplo, “uma batida de hip hop lo-fi bem lenta e relaxante, com um clima noturno e chuvoso”.

Leia também:

Conheça a nova trend do ChatGPT e aprenda a fazer uma caricatura da sua foto

Faz Pix pelo WhatsApp? 3 configurações obrigatórias para blindar seu celular de golpes

6 apps para você não se esquecer de pagar as contas de casa

Direcione o estilo vocal

Como a ferramenta gera performances vocais bastante realistas (inclusive em português), descreva quem está cantando. Peça um “vocal feminino suave e sussurrado” ou um “rap rápido com voz grave”. Caso queira apenas o som dos instrumentos, seja direto e inclua no prompt que deseja uma “faixa 100% instrumental”.

Dê um norte claro para a letra

Você não precisa escrever os versos, mas deve explicar a história ou o sentimento central da composição para que a IA crie algo coerente. Diga algo como: “A letra deve falar sobre a sensação de superar um obstáculo em um dia de sol”.

Vale um alerta importante: evite pedir para copiar o estilo de cantores famosos, pois os filtros de direitos autorais do Google vão bloquear a criação (como vimos no passo a passo).

Explore as referências visuais

Esse é um dos grandes diferenciais do recurso. Você não precisa depender apenas de texto para compor. Tente enviar um vídeo ou uma foto e use um comando simples: “Analise esta imagem e crie uma trilha sonora de 30 segundos que combine com a emoção desta cena”. O Gemini fará a leitura visual para criar o som e, de quebra, o modelo Nano Banana ainda vai gerar uma capa exclusiva baseada no seu arquivo.

Seguindo essas dicas, veja o prompt e ouça a música abaixo:

Crie uma música de piseiro alternativo e forró eletrônico com forte influência de dream pop. A instrumentação deve ter uma sanfona sintetizada muito suave e nostálgica, um baixo eletrônico profundo e uma batida de bateria eletrônica cadenciada. O clima da faixa é romântico, etéreo e levemente melancólico. O vocal deve ser feminino, cantado em português do Brasil, com um timbre extremamente doce, sussurrado, aéreo e místico. A letra deve ser uma declaração de amor poética e interiorana, falando sobre a saudade de um chamego.

O post Crie músicas com IA direto no Gemini: tutorial e dicas de prompts apareceu primeiro em Olhar Digital.