7 praias de água doce para se refrescar pelo Brasil

Se o mar impõe ondas, variações de marés (sobretudo no Nordeste) e grandes multidões, os rios oferecem outra cadência. Longe do litoral, ou da disputa por um lugar na areia, praias de água doce se espalham de norte a sul do país como alternativa mais serena para o verão. No lugar da arrebentação e do sal na pele, entram águas calmas, correnteza suave (ainda que nem sempre) e faixas de areia que costumam ser mais tranquilas. É outro ritmo de praia, menos intenso, mas igualmente convidativo para se refrescar. Confira algumas das opções pelo Brasil:

Lagoa da Serra, Tocantins

A paisagem deslumbrante que adorna a Lagoa da SerraR. Uchôa/Wikimedia Commons

Com uma pequena faixa de areia que avança à lagoa natural, essa localidade no interior do município de Rio da Conceição é cercado pela vegetação do Cerrado e adornado pelas montanhas ao fundo, parte das Serras Gerais de Tocantins.

Além de ser ideal para banho, na Lagoa da Serra é possível andar de caiaque e stand-up paddle, com águas calmas e cristalinas. No local também há infraestrutura, com quiosques, restaurante e banheiros.

Alter do Chão, Pará

Vista de Alter do ChãoTiago Silveira – MTUR/Flickr

De frente para o rio Tapajós e a apenas alguns quilômetros de seu encontro com o Amazonas, Alter do Chão impressiona pela areia branca rodeada de um verde intenso da floresta. Cada vez mais famoso, o local se consagrou com a alcunha de “Caribe Amazônico”.

A 38 km da cidade de Santarém, a região possui diversas ilhas que podem ser acessadas a pé durante a vazante do rio, entre agosto e fevereiro. A mais famosa delas é a Ilha do Amor. Já de fevereiro a julho, é possível ver a imensidão do rio em praias menos apinhadas.

Continua após a publicidade

Piranhas, em Alagoas

Piranhas é banhada pelo São Francisco, com áreas para tomar banho no rioWalter Antonio do Livramento/Wikimedia Commons

A cidade alagoana de Piranhas é recomendada para quem busca unir o passeio nas águas do São Francisco a um contato com a história: na Rota do Cangaço, a cidade recheada de charmosas casinhas do século 19 é onde as cabeças de Lampião e Maria Bonita foram expostas logo após sua execução, em 1938. A praia é uma delícia para refrescar do calor intenso.

Ilha do Rodeadouro, Pernambuco

Ilha do Rodeadouro é outra opção de praia fluvial banhada pelo São FranciscoSued Sheila Sarmento/Wikimedia Commons

A 12 km de Juazeiro e a 16 km de Petrolina, a Ilha do Rodeadouro tem areias douradas e bastante vegetação à volta, com água fresca para curtir um banho nos dias mais quentes. Para acessá-la, é preciso fazer um percurso de barco que dura só cinco minutos.

Há boa infraestrutura de quiosques, bares, barracas e restaurantes, de frente para o São Francisco.

Continua após a publicidade

Lençóis Maranhenses, Maranhão

Ao norte do Maranhão, os lençóis revelam uma paisagem em constante mutação//Divulgação

Os Lençóis Maranhenses, no parque nacional homônimo, formam um ecossistema único, de águas multicoloridas, reconhecido inclusive como Patrimônio Natural da Humanidade. É a maior extensão de dunas da América do Sul e, entre elas, dependendo da época, formam-se várias pequenas piscinas naturais temporárias.

Os Lençóis possuem três bases bem definidas – Barreirinhas, Atins e Santo Amaro – que possuem níveis variados de estrutura e conforto. Santo Amaro é a base que deixa você mais perto das lagoas, que se formam com as chuvas e estão em sua plenitude de junho a setembro.

Cachoeira do Telésforo, Minas Gerais

Cachoeira do Telésforo: praia de areia e muito espaço para lagartearThiago Parente/Flickr

Logo no centro da cidade de Diamantina, em Minas Gerais, é possível encontrar a Cachoeira do Telésforo, que une praia de água doce, cascata, estacionamento e até estadia. 

Continua após a publicidade

No local, é possível visitar a queda d’água de dez metros e tomar banho em águas calmas e rasas, o que torna ideal para uma visita à região da Serra do Espinhaço.

Lagoa do Peri, Florianópolis

Mata Atlântica abraça a Lagoa do PeriJoão Felipe Garbers/Wikimedia Commons/Wikimedia Commons
Praia na Lagoa do PeriTatiana Grapsas/Wikimedia Commons

Famosa pelas praias de mar – afinal, é uma ilha oceânica – a capital catarinense também oferece a chance de curtir um banho de lago. O Peri é um recanto mais calmo para quem quer fugir das ondas fortes que quebram nas praias que ficam no sul da ilha de Florianópolis. Por ser uma reserva ecológica, também é possível avistar aves, trechos preservados de Mata Atlântica e até espécimes de jacaré-de-papo-amarelo.

Vila de Santa Bárbara: águas termais e lindas paisagens no interior de Minas

Continua após a publicidade
Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossas newsletters em breve!

Clique aqui para entrar em nosso canal no WhatsApp

Resolva sua viagem aqui

Reserve hospedagem no Booking

Reserve seu voo

Reserve hospedagem no Airbnb

Ache um passeio na Civitatis

Alugue um carro

Publicidade